Valor do plano de saúde pode cair até 8% ainda nesta quinta-feira - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Valor do plano de saúde pode cair até 8% ainda nesta quinta-feira

 

Foto: Reprodução

Custos das operadoras caíram no ano passado, o que as obrigará a baixar a mensalidade dos planos de saúde individuais, conforme ANS

Seus custos familiares mensais podem cair 8%, dependendo de decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A entidade vai divulgar ainda nesta quinta-feira (8) o índice de correção anual das mensalidades dos planos de saúde individuais. Esse reajuste, no entanto, deve ser para baixo, caindo o valor da mensalidade para os afiliados individuais.

Assim, vale ressaltar que a eventual queda do valor não cabe aos planos corporativos.

Paulo Rebello, diretor da ANS, justifica a possível queda do valor. De acordo com o dirigente, o uso dos serviços pelos usuários caiu de 82% para 74%. Significa que o brasileiro tem feito menos consultas, cirurgias ou tratamentos, pelo menos em 2020. Trata-se da sinistralidade, causada principalmente pelo isolamento social em razão da pandemia. Ou seja, as pessoas foram menos aos médicos regularmente no ano passado.

A doença causada pelo coronavírus movimentou mais emergências e o serviço público, via SUS. Assim, os planos gastaram menos com procedimentos ambulatoriais e eletivos, por exemplo.

Para não perder a bocada, as operadoras até tentaram reverter essa possibilidade de redução das mensalidades. Recorrera ao Ministério da Economia, propondo uma redução menos impactante ou até mesmo congelar o índice. No entanto, ouviram resposta negativa do poder público. Os contratos de planos de saúde individual tiveram um aumento de 8,14%, conforme índice determinado pela ANS.

Por outro lado, as operadora temem por um aumento expressivo para o próximo ano. Assim, amenizar esse reajuste agora significaria menor impacto no reajuste para cima em 2022.





Fonte: Ricmais

Nenhum comentário