Últimas do Mix

Bizarro: recém-nascida parece mais velha que a mãe

 

Menina sul-africana nasceu com a raríssima síndrome de Hutchinson-Gilford, que a deixa com aparência de velha (Foto: Mirror.co.uk/Reprodução)

Um caso raro está chamando a atenção na internet: no final de agosto, uma sul-africana deu à luz uma menina que aparenta ser mais velha do que ela.

Como mostra o tabloide britânico The Mirror, o bebê nasceu com uma doença extremamente rara chamada síndrome de Hutchinson-Gilford.

Também chamada de progeria ou envelhecimento precoce, a condição, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é uma alteração genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes. É o oposto do que ocorre com o personagem de Brad Pitt no filme O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), em que ele nasce velho mas vai rejuvenescendo com o passar do tempo.

“Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70. A palavra progeria é derivada do grego e significa ‘prematuramente velho’. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos”, informa a Fiocruz em seu site.

Poucas centenas de casos já foram relatados na literatura médica e as principais características da doença incluem, segundo a fundação: queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose, estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausentes, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos e osteoporose.

Normalmente, a morte precoce é causada por aterosclerose (entupimento das artérias).

A pequena sul-africana vítima da raríssima síndrome de Hutchinson-Gilford nasceu na pequena cidade de Libode, na província de Eastern Cape, na África do Sul.

Segundo o The Mirror, após as fotos da menina serem divulgadas pelas mídias locais na internet, a família recebeu várias mensagens cruéis.

“Disseram que ela era deficiente. Percebi durante o parto que havia algo estranho. Ela não chorava e respirava pelas costelas. Fiquei chocada porque era estranho. Agora ouvi dizer que as pessoas a estão xingando. Isso dói muito. Se eu tivesse meios, colocaria todos na cadeia”, diz a avó da criança, citada pelo tabloide.




Fonte: Trends BR

Nenhum comentário