Brasil suspende exportação de carne para China após casos de “vaca louca” - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Brasil suspende exportação de carne para China após casos de “vaca louca”

 

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo brasileiro decidiu suspender, neste sábado (4/9), a exportação de carne bovina para a China. A medida decorre da confirmação de dois registros de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípicos, conhecido popularmente como “doença da vaca louca“.

Os episódios foram registrados em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e em Nova Canaã do Norte (MT). As informações foram confirmadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em nota, a pasta afirma ter tomado “todas as ações de mitigação de risco” antes da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. “Portanto, não há risco para a saúde humana e animal”, enfatiza o ministério. Com os registros recentes, o país contabiliza cinco casos da doença em 23 anos.

A EEB tem caráter neurodegenerativo não existindo tratamento e sendo fatal em todos os casos. É causada por uma partícula proteinácea infectante denominada de “prion’’.

Os sintomas geralmente são perda progressiva de memória, espasmos musculares prolongados, sonolência e dificuldades para dormir corretamente, raciocínio lento e dificuldade de concentração, problemas de visão e dificuldades na coordenação de movimentos, cansaço físico e falta de discernimento.




Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário