Governo Federal inaugura termelétrica a gás natural e pedra fundamental para construção de linhão em Roraima - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Governo Federal inaugura termelétrica a gás natural e pedra fundamental para construção de linhão em Roraima

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR


No mês em que o Governo Federal completa 1000 dias, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, juntamente com o presidente da República Jair Bolsonaro, inauguraram, nesta quarta-feira (29/9), em Boa Vista (RR) a Usina Termelétrica Jaguatirica II e a pedra fundamental para construção da linha de transmissão que conectará Roraima ao sistema elétrico brasileiro. Os eventos cumprem mais uma etapa da agenda em comemoração aos 1000 dias de governo Bolsonaro, que passará pelas cinco regiões do País. 

 Também participaram do evento o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o Ministro da Cidadania, João Roma, entre outras autoridades. 

A termelétrica recebeu mais de R$ 400 milhões em investimentos, gerando 3.500 postos de trabalho. A usina vai agregar 141 MW ao sistema elétrico de Roraima, o que equivale a mais da metade do consumo do estado.  

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR


Na cerimônia de inauguração, Bento Albuquerque celebrou o avanço no processo de descarbonização da matriz energética local: é a primeira usina termelétrica a gás natural liquefeito (GNL) do estado, substituindo a geração a óleo diesel. A expectativa é reduzir em 35% as emissões de CO2. O gás natural será proveniente do campo de Azulão, no Amazonas. O projeto integrado Azulão-Jaguatirica II conta com investimentos de R$ 1,9 bilhão. 

 A geração de energia a partir de gás natural é um grande indutor de desenvolvimento, pois utiliza tecnologia de última geração, que pode ser replicada em outras localidades do Brasil. Segundo Albuquerque, o governo continuará empenhado em viabilizar outras soluções estruturantes. “Nesse sentido, ao longo de 2022, ainda serão inauguradas mais usinas contratadas em 2019, permitindo maior eficiência no fornecimento de energia elétrica à população de Roraima”. 

Linhão Manaus/Boa Vista 

Com o lançamento da pedra fundamental, será dado início às obras de construção da linha de transmissão que conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) – único estado ainda não conectado ao sistema. O Linhão tem extensão de aproximadamente 715 km, sendo 425 km no estado de Roraima e 290 km no Amazonas. Cerca de 122 km da linha de transmissão cruzam a terra indígena Waimiri Atroari, margeando a BR-174, rodovia federal que liga as duas capitais. O processo de licenciamento teve que atender às regulamentações nacionais e internacionais. 

Em destaque estão os recentes avanços obtidos junto à comunidade indígena Waimiri Atroari, que possibilitou a emissão do licenciamento ambiental para o início das obras da linha de transmissão. 

 Os 1000 dias de governo não param por aqui, outras regiões serão visitadas e novas entregas beneficiarão a população brasileira. Para acompanhar os resultados e as próximas entregas acesse: https://www.gov.br/aquiebrasil/ 

Nenhum comentário