Ministro Marcelo Queiroga assina portarias para novas unidades de saúde no interior do AM - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Ministro Marcelo Queiroga assina portarias para novas unidades de saúde no interior do AM

Foto: divulgação

 O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou neste sábado (11/09),a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Dr. Antônio Levino, que está ancorada na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na zona rural de Manaus.O Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad. e o prefeito David Almeida, acompanharam a visita e as assinaturas de portarias ministeriais que reforçam a Atenção Primária à Saúde em municípios do Amazonas. 

Durante a solenidade, foram assinadas portarias do Ministério da Saúde de fomento à Política Nacional de Saúde dos Adolescentes; de custeio da UBSF dos municípios de Caapiranga, Ipiranga e Manicoré; e de investimento na Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR) de Manicoré e Tabatinga. A partir dessa iniciativa, municípios do estado receberão novas unidades de saúde, equipes e estrutura para reforçar a atenção primária.

Cerca de 24 mil pessoas e 6,3 mil famílias, moradoras de áreas dispersas, terrestres e ribeirinhas, estão cadastradas e recebem assistência da Semsa, por meio das unidades de saúde tradicionais (terrestres e ribeirinhas) e fluviais, além de contarem com o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192).

Foto: divulgação

David Almeida ressaltou que a presença do ministro da Saúde no coração da Amazônia só reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em levar os serviços públicos municipais a todas as zonas, ajudando a transformar a realidade da capital amazonense.

O Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad falou sobre a importância das três portarias para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Amazonas e agradeceu o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, pelo envio contínuo de doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo o médico, desde que iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, não faltou vacina no estado.

“Todo o Estado do Amazonas quer agradecer muito por jamais ter deixado faltar vacina. Temos lutado diurtunamente. O Governo do Amazonas tem realizado mutirões de vacinação para aumentar a cobertura vacinal no estado, e estamos trabalhando para melhorar a saúde do povo amazonense”, declarou o secretário e médico durante a solenidade de assinatura das portarias.

O secretário Executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata; a secretária executiva Adjunta de Políticas de Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud; o prefeito de Manaus, David Almeida; e a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe participaram da agenda com o Ministro da Saúde. A comitiva ministerial é formada também pelos secretários de atenção primária, Rafael Câmara, e de vigilância sanitária em saúde, Arnaldo Medeiros.

 Visita ao Hospital Delphina Aziz 

Na tarde deste sábado, a comitiva participou de uma visita técnica ao Hospital Delphina Aziz, unidade de referência no tratamento de Covid-19 no estado. O governador Wilson Lima apresentou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a estrutura do Hospital e Pronto Socorro e informou que, com a redução das internações pela doença, o estado iniciou um planejamento para o hospital que, em breve, deve retomar cirurgias.

“Esse hospital decorre do esforço das autoridades sanitárias do Amazonas que entregaram uma estrutura hospitalar de altíssimo nível para o amazonense e eu não tenho medo de dizer que deve ser uma referência para a região Norte do Brasil, com certeza. Dá orgulho de se ver um hospital como esse para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, governador Wilson Lima, em nome do presidente, Jair Messias Bolsonaro, como ministro da Saúde, cumprimento o senhor pelo esforço de ter colocado à disposição do povo do Amazonas essa estrutura”, avaliou Queiroga.

Indicadores

O ministro também conheceu indicadores relacionados à pandemia de Covid-19. Na comparação entre agosto de 2020 e agosto de 2021, o número de óbitos caiu 57,7%, o de hospitalizações 62,9% e de casos confirmados 60,9%.

A taxa de transmissão em 09 de setembro é de 0,86. Ou seja, a cada 100 pessoas infectadas irão passar a doença para outras 86 pessoas. Houve redução de 44% na média móvel de casos, comparada com 14 dias atrás e uma queda de 49% na média móvel de mortes, também comparada com 14 dias atrás.

Considerando a população com 12 anos ou mais, contemplada com a vacina, 3.492.276 doses já foram aplicadas em todo o estado até este sábado (11/09), sendo 2.396.022 de primeira dose, 1.049.912 de segunda dose e 46.342 com dose única.

Wilson Lima destacou o apoio do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia, especialmente em relação ao envio de vacinas para o Amazonas. “Hoje, eu fiz questão de trazer o ministro aqui para agradecê-lo pelo empenho que o Governo Federal tem dado, que o presidente da república tem feito. Nunca faltou vacina para o Amazonas, nós não ficamos um dia sequer sem vacinar e a gente tá tendo na ponta o resultado disso daí, que é a diminuição de internações, a diminuição de óbitos”, disse o governador.

O ministro destacou que a união entre os governos Federal, Estadual e municipais têm feito a diferença no enfrentamento da pandemia. Ele elogiou o suporte que o Governo do Estado tem dado aos municípios para o avanço da vacinação com a realização dos mutirões Vacina Amazonas.

“Essa é a força do Sistema Único de Saúde, a integração e união entre os estados e municípios. Nós sofremos muito com a pandemia, o estado do Amazonas, como muitos outros estados brasileiros, foi muito penalizado, mas esse drama sanitário trouxe em todos nós o sentimento e o compromisso de bem atender a população brasileira, então essa é a lição que eu trago aqui do Amazonas”, avaliou.


Nenhum comentário