OMS: demência deverá afetar 139 milhões de pessoas em 2050 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

OMS: demência deverá afetar 139 milhões de pessoas em 2050

 

                                

                                                 Foto:ilustrativa

A demência, sétima causa de mortes no mundo em 2019, afeta 55 milhões de pessoas, número que deve aumentar para os 139 milhões em 2050, alertou nesta quinta-feira (02) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Apenas um quarto dos Países de todo o mundo tem uma política, uma estratégia ou um plano nacional para apoiar as pessoas com demência e suas famílias”, diz o relatório da OMS, divulgado nesta quinta (02), que analisa a resposta global de saúde pública à demência.

Segundo a organização, com sede em Genebra, apesar de cerca de metade desses Países se situar na Europa, muitos planos e estratégias nacionais para a demência necessitam ser atualizados e renovados por parte dos respectivos governos.

A demência é uma síndrome geralmente de natureza crônica ou progressiva, que leva à deterioração da função cognitiva – a capacidade de processar o pensamento – além do esperado, em circunstâncias normais de envelhecimento.

Resultante de lesões ou de doenças que afetam o cérebro, como o Alzheimer, essa condição atinge a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, a capacidade de aprendizagem e a linguagem, entre outras funções.




Fonte: Agência Brasil 

Nenhum comentário