Prefeitura de Manaus promove atividades no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus promove atividades no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Foto: Camila Batista / Semsa

Profissionais da rede de atenção psicossocial da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã desta sexta-feira, 10/9, atividades de conscientização sobre saúde mental, na Escola de Tempo Integral Drª. Zilda Arns Neumann, no bairro Nova Cidade. A ação foi parte da programação do Setembro Amarelo, e destacou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, as unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão realizando palestras, encontros, rodas de conversa entre outros recursos, para envolver a comunidade na discussão do tema.

O atendimento psicossocial é disponibilizado pela Semsa, durante todo o ano, nos Centros de Atenção Psicossocial e em unidades de saúde da rede municipal. Em setembro, toda a estrutura da secretaria é mobilizada nas ações de prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um problema grave, de saúde pública, cuja prevenção precisou ser reforçada nesse período de pandemia. Nossas equipes estão prontas para acolher a quem precisar de ajuda. Nós orientamos a quem esteja passando por algum desconforto psicológico, que procure nossas unidades e Centros de Atenção Psicossocial, Caps, para ser atendido o mais rápido possível”, destacou a secretária de saúde do município, Shádia Fraxe.

A ideia de envolver estudantes do ensino médio na discussão do tema considerou a alta incidência de tentativas de suicídio e até mesmo a conclusão do ato, entre a população jovem.

“Quisemos chegar até eles para mostrar caminhos pelos quais podem ter ajuda, caso precisem. Temos toda uma estrutura que envolve o programa Saúde na Escola, programas de nutrição e o Caps Infantojuvenil, voltada para estimular a valorização da vida”, explicou a técnica de saúde mental do Disa Norte, Sheila Anjos.

A aluna Natálya Costa classificou como muito importante a iniciativa da prefeitura. “Foi muito interessante essa interação com os alunos, porque além de ajudar a muitos que precisam, mas não falam sobre isso, dá a oportunidade de sabermos onde e quando buscarmos orientação”, comentou.

Servidores

Ainda como parte da programação, a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação da Semsa, promoveu atividades e palestras aos servidores da secretaria, voltadas à importância da saúde mental e da valorização da vida.

Uma das palestras teve como tema “Ouvir para cuidar”. Nela, a psicóloga Luciana Lopes, diretora do Caps Benjamin Mathias Fernandes, da Semsa, destacou a importância do diálogo na prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um problema de saúde pública que precisa ser debatido, porque 90% dos casos são preveníveis. Só que, para isso, precisamos conversar sobre o assunto. O mês de setembro é o mês no qual falamos sobre o tema e durante o qual discutimos a valorização da vida. Nós, profissionais de saúde, estamos à disposição para escutar as pessoas e poder ajudá-las”, disse.

Nenhum comentário