Casal acusado de tentar vender segredos nucleares dos EUA é preso pelo FBI - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Casal acusado de tentar vender segredos nucleares dos EUA é preso pelo FBI

Foto: Reprodução
Após uma operação de um ano por agentes secretos do FBI, um casal de Maryland foi preso e acusado de tentar vender segredos nucleares dos EUA a outro país em troca de criptomoedas.

O engenheiro nuclear da Marinha dos Estados Unidos, Jonathan Toebbe, que detinha uma autorização de segurança ultrassecreta, e sua esposa Diana, foram presos no sábado (9) na Virgínia Ocidental pelo FBI e pelo Serviço de Investigação Criminal Naval depois que o casal supostamente vendeu informações sobre o projeto de navios de guerra norte-americanos movidos a energia nuclear “para uma pessoa que eles acreditavam ser um representante de uma potência estrangeira, mas na verdade era um agente do FBI disfarçado “, de acordo com um comunicado do Departamento de Justiça.

O Washington Post noticiou pela primeira vez sobre o suposto plano de espionagem.

O Departamento de Justiça disse que Toebbe teve acesso a informações sobre a propulsão nuclear naval e elementos de design militar sensíveis, incluindo “parâmetros operacionais e características de desempenho dos reatores para navios de guerra movidos a energia nuclear.”

Um agente do FBI em uma queixa criminal que justifica a prisão alega que Toebbe enviou pela primeira vez um pacote a um governo estrangeiro em abril de 2020 oferecendo a venda dos segredos nucleares, e um agente disfarçado do FBI respondeu vários meses depois por meio de um programa de e-mail criptografado e se correspondeu com ele.

O agente trabalhou para ganhar a confiança de Toebbe antes de ele supostamente concordar em vender as informações por milhares de dólares em criptomoedas, de acordo com a denúncia.

Ainda segundo a queixa formal, o FBI “conduziu uma operação na área de Washington, DC, que envolveu colocar um sinal em um local associado (ao governo estrangeiro) em uma tentativa de obter boa fé com ‘Alice'”. O documento refere-se ao nome usado por Toebbe como um apelido ao escrever e-mails.

O FBI disse que prendeu Jonathan e Diana no sábado, depois que Jonathan “colocou mais um cartão SD” com informações confidenciais em um local pré-combinado, em West Virginia. O local era o que Toebbe acreditava ser um “ponto morto” — ou um esconderijo que os espiões usam para passar informações secretamente.

O casal foi acusado de violações da Lei de Energia Atômica, que proíbe qualquer pessoa com acesso a informações confidenciais de compartilhar essas informações. A reclamação afirma que a dupla tentou “comunicar, transmitir e divulgar o mesmo a outra pessoa com a intenção de prejudicar os Estados Unidos e garantir uma vantagem a uma nação estrangeira”.

Não está claro se o casal contratou aconselhamento jurídico.

Construindo confiança

Em um movimento de construção de confiança durante a longa correspondência, o FBI providenciou para enviar um sinal para Toebbe de um prédio que abriga os diplomatas do país não identificado.

Depois de ganhar a confiança de Toebbe, o agente tentou convencê-lo a se encontrar pessoalmente, mas o investigado estava preocupado em ser pego.

O agente sugeriu usar um depósito morto em um local de sua escolha. Em março de 2021, Toebbe supostamente escreveu: “Estou preocupado que usar um local de depósito morto que seu amigo preparou me torne muito vulnerável. Se outras partes interessadas estiverem observando o local, não serei capaz de detectá-los.”

Toebbe também disse que está preocupado em receber pagamentos em dinheiro, porque os números de série podem ser rastreados, e ele se preocupa que “dispositivos de rastreamento e outras surpresas desagradáveis ​​também devem ser considerados”, de acordo com a queixa criminal do FBI.

Em abril de 2021, Toebbe supostamente escreveu: “Existe algum sinal físico que você possa fazer que prove sua identidade para mim? Eu poderia planejar uma visita a Washington DC no fim de semana do Memorial Day. Eu seria apenas mais um turista na multidão. Talvez você pudesse hastear uma bandeira de sinalização no seu telhado? Algo facilmente observável da rua, mas nada que desperte suspeita?”

O agente disfarçado respondeu: “Vamos definir um sinal de nosso prédio principal observável da rua. Ele vai lhe trazer conforto em exibição de uma área dentro de nossa propriedade, que nós controlamos e não o inimigo.”

Em vez disso, Toebbe supostamente sugeriu o uso da criptomoeda descentralizada Monero porque ela “nos dá excelente negabilidade”. Em um e-mail citado na reclamação, Toebbe teria dito que entregaria um cartão SD, contendo várias centenas de páginas de dados técnicos.

Assim que confirmou o recebimento da criptomoeda, Toebbe supostamente escreveu: “Vou lhe dar a senha longa.”

Toebbe também supostamente disse ao agente que nunca usaria “o mesmo local de entrega duas vezes. Darei a você um novo endereço Monero a cada vez. A chave de descriptografia será diferente a cada vez. Não há padrões para serem observados por terceiros. As únicas pegadas eletrônicas serão ser Proton para Proton, portanto, há menos risco de o tráfego criptografado ser coletado para análise futura por terceiros. Essa parte não é perfeita. Talvez, à medida que nossa amizade se desenvolver, possamos mudar de endereço periodicamente?”

Em junho de 2021, Toebbe e sua esposa viajaram para a Virgínia Ocidental, onde o FBI disse que Toebbe “colocou um cartão SD escondido dentro de meio sanduíche de manteiga de amendoim em um local pré-combinado”.

Depois de recuperar o cartão SD, o agente secreto enviou a Toebbe um pagamento em criptomoeda de $ 20.000 e Toebbe respondeu com a chave de descrição do cartão, de acordo com a reclamação. O FBI disse que “abriu o cartão SD fornecido e forneceu o conteúdo” a um especialista no assunto da Marinha dos EUA, que confirmou ter informações confidenciais.


Uma correspondência contínua

O FBI afirma que Toebbe supostamente manteve o relacionamento com o agente secreto, fazendo outra queda mortal no leste da Virgínia em agosto de 2021, quando o FBI o manteve sob vigilância durante o trajeto da sua casa em Anápolis, Maryland, até o local morto.

A denúncia dizia que “o FBI observou que JONATHAN TOEBBE atendeu um ponto morto no leste da Virgínia. O FBI observou que JONATHAN TOEBBE colocou um item no contêiner e removeu uma mensagem escrita colocada no contêiner pelo FBI.”

“O FBI posteriormente abriu o cartão SD e forneceu o conteúdo ao especialista no assunto da Marinha dos EUA. O especialista no assunto da Marinha dos EUA determinou que vários documentos no cartão SD continham Dados Restritos.

Especificamente, o especialista no assunto da Marinha dos EUA determinou que o documento continha projetos esquemáticos para o submarino da classe da Virgínia. Os submarinos desse tipo são submarinos de ataque rápido, com mísseis de cruzeiro movidos a energia nuclear, que incorporam o que há de mais moderno em tecnologia furtiva, coleta de inteligência e sistemas de armas”, alegou a queixa criminal.

Em outra troca listada na reclamação, Toebbe explicou como obteve todas as informações confidenciais, dizendo: “Tive o extremo cuidado de reunir os arquivos que possuo de forma lenta e natural na rotina do meu trabalho, para que ninguém suspeitasse do meu plano. Nós recebemos treinamento sobre sinais de alerta para identificar ameaças internas. Fizemos questão de não exibir nem mesmo uma única. Não acredito que nenhum dos meus ex-colegas suspeitaria de mim, se houvesse uma investigação futura.”

Ele também disse: “Considerei a possível necessidade de partir em um curto espaço de tempo. Se isso se tornar necessário, serei eternamente grato por sua ajuda a mim e minha família. Suponho que o primeiro passo seria uma viagem sem aviso prévio para um terceiro lugar seguro país com planos de encontrar colegas. Temos passaportes e dinheiro reservado para este propósito.” Ele disse que esperava que tal movimento nunca fosse necessário.

Toebbe reforçou que esperava um dia se encontrar e beber com seu treinador estrangeiro, escrevendo involuntariamente para o agente do FBI: “Obrigado por sua parceria também, meu amigo. Um dia, quando for seguro, talvez dois velhos amigos terão um chance de tropeçar um no outro em um café, compartilhar uma garrafa de vinho e rir das histórias de suas façanhas compartilhadas. Um bom pensamento, mas concordo que nossa necessidade mútua de segurança pode tornar isso impossível. Quer nos encontremos ou não [sic], Sempre me lembrarei de sua bravura em servir seu país e de seu compromisso em me ajudar.”, finaliza.

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário