CPI ouve representante do Conasems nesta terça-feira - Mix de Notícias

Últimas do Mix

CPI ouve representante do Conasems nesta terça-feira

Foto: PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO

 A CPI da Covid convidou Helton da Silva Chaves, representante da Conasems, para depor como testemunha nesta terça-feira (19). O requerimento feito pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) tem como justificativa uma reunião realizada no dia 7 deste mês, na qual o relatório de diretrizes para tratamento de pacientes com Covid-19 seria votado pelo plenário da Conitec. Segundo o requerimento, o documento foi retirado de pauta a pedido do Ministério da Saúde. Na ocasião, Helton Chaves se  manifestou contrariamente ao adiamento. A CPI que entender o porquê do pedido de adiar a votação.

A cúpula da CPI suspeita que a Conitec retirou da pauta a votação de parecer contra o chamado “kit covid” na sessão do dia 7 de outubro para evitar que a recomendação contra a cloroquina fosse incluída no relatório da CPI. Nos bastidores do Ministério da Saúde, entretanto, a informação é que a ordem veio "de cima".

Para integrantes da cúpula da CPI, o relatório seria a “prova do crime” do governo durante a pandemia e poderia passar a constar como mais um elemento probatório contra o governo no relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O relator já adiantou que vai sugerir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, que sempre incentivou o uso de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina para tratar a doença, mesmo não havendo comprovação científica sobre a eficácia dos fármacos contra a Covid. E o relatório da Conitec excluiria, de vez, o uso de medicamentos do chamado 'kit Covid' para tratar pessoas com a doença.

*R7

Nenhum comentário