Cientistas descobrem “parente” do coronavírus em morcegos no Camboja - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Cientistas descobrem “parente” do coronavírus em morcegos no Camboja

 

Getty Images

Um grupo internacional de virologistas identificou uma nova espécie de coronavírus em morcegos-ferradura, encontrados no Camboja, no sudeste da Ásia. A descoberta foi publicada na revista Nature Communications, na terça-feira (9/11).

O genoma do novo vírus tem 92,6% de semelhança com o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, mas ele não demonstrou potencial para infectar humanos. Isso porque a região de pico – referente à proteína S, que é responsável pela ligação do vírus às células humanas – não é compatível com os receptores dos seres humanos.

As amostras do vírus foram coletadas em 2010, de dois morcegos-ferradura Rhinolophus shameli, e analisadas agora. Os cientistas destacam que as evidências não devem ser ignoradas em esforços futuros de vigilância na região.

“A descoberta desses vírus em uma espécie de morcego não encontrada na China indica que os vírus relacionados ao Sars-CoV-2 têm uma distribuição geográfica muito mais ampla do que o relatado anteriormente e sugere que o sudeste da Ásia representa uma área chave a ser considerada para vigilância futura de coronavírus”, escreveram os autores do estudo.

Acredita-se que os morcegos-ferradura sejam o principal reservatório natural de coronavírus relacionados ao vírus SARS. Até então, os parentes mais próximos do novo coronavírus foram detectados em morcegos Rhinolophus, localizados na província de Yunnan, no sul da China.




Metrópoles*

Nenhum comentário