Últimas do Mix

P&G faz recall do Old Spice nos EUA por risco de câncer

 

Reprodução

A Procter & Gamble (P&G) está realizando um recall nos Estados Unidos de desodorantes antitranspirantes das marcas Old Spice e Secret. Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, foi detectada a presença de benzeno nos produtos. A substância é reconhecida por seu efeito cancerígeno.

A gigante americana de bens de consumo, citada pelo periódico, pede que os consumidores que possuem os sprays deixem de usá-los e jogue-os fora. A empresa também notificou as lojas para pararem de vendê-los.

O recall se aplica a 18 desodorantes, sendo 10 da marca Old Spice e oito da Secret (pouco conhecido no Brasil). A P&G informa ainda que os clientes que compraram os produtos que são alvo do recolhimento podem solicitar o reembolso, de acordo com o The Wall Street Journal.

Altos níveis de exposição ao benzeno podem causar câncer, incluindo leucemia e tumor na medula óssea, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA.

Segundo a Procter & Gamble, os níveis de benzeno no Old Spice não são preocupantes
 (Foto: P&G/Old Spice/Divulgação)

A P&G diz que começou a investigar seus produtos após serem feitos recalls de outros produtos americanos contendo benzeno. Em julho, a Johnson & Johnson fez o recolhimento da maioria de seus filtros solares aerossóis das marcas Neutrogena e Aveeno por terem o produto químico cancerígeno.

Conforme Kate DiCarlo, porta-voz da Procter & Gamble, citada pelo jornal americano, a investigação da empresa encontrou traços de benzeno nos desodorantes e isso está sendo associado ao propelente (gás que ajuda a expelir o produto da lata).

Apesar dessa descoberta, a P&G esclarece que os níveis de benzeno encontrados nos aerossóis não causariam problemas de saúde. Mas se recusou a dizer ao periódico quais os níveis da perigosa substância.

O recall foi anunciado no início desta semana e está sendo conduzido por cautela, afirma a P&G, citada pelo jornal. Ela acrescenta que seus outros produtos, como sprays corporais e antitranspirantes, não são afetados pelo problema.




Trends BR*

Nenhum comentário