Vacina em spray contra a Covid-19 pode chegar ao mercado em 2023 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Vacina em spray contra a Covid-19 pode chegar ao mercado em 2023

 

Vacina em spray contra a Covid-19 pode chegar ao mercado em 2023

A vacina em spray contra a Covid-19 desenvolvida pelo InCor (Instituto do Coração) do HC (Hospital das Clínicas) da FMUSP (Faculdade de Medicina) da USP aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para início dos testes clínicos. A ideia é que o imunizante esteja disponível no mercado em 2023. 

"Nós estudamos em detalhes a resposta imune de 220 convalescentes que haviam tido a doença e se recuperaram. Nós pensamos então em um peptídeo, estudando bem o vírus, que contemplasse uma resposta muito forte de anticorpo que neutralize o vírus, mas também desse uma boa resposta celular", disse Jorge Kalil Filho, professor de Imunologia Clínica e Alergia da FMUSP, diretor do Laboratório de Imunologia do InCor e coordenador da pesquisa de desenvolvimento da vacina ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

Kalil explicou que a administração nasal da vacina tem a intenção de atingir a mesma região onde o vírus entra no corpo humano. O intuito é estimular a imunoglobulina A (IgA), responsável pela defesa contra o SARS-CoV-2, localizadas na mucosa nasal, de forma a desenvolver mais anticorpos. De acordo com Kalil, os imunizantes intramusculares produzem uma quantidade menor de anticorpos sendo, portanto, a versão em spray mais eficaz contra a doença e para impedir a infecção.

Em seus testes iniciais, a vacina apresentou uma resposta imunológica significativa. O próximo passo são o s testes em pessoas para entender qual é a forma mais eficaz nos voluntários. O estudo pretende testar questões relacionadas ao número de doses, quantidade de imunizante e como ele reage em organismos diferentes.


Veja*

Nenhum comentário