"Passe livre já", apelam estudantes ao reivindicarem passagens gratuitas para universitários - Mix de Notícias

Últimas do Mix

"Passe livre já", apelam estudantes ao reivindicarem passagens gratuitas para universitários

Foto: Victória Cavalcante/Portal Mix de Notícias
Os movimentos estudantis União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE) marcaram presença durante o evento de anuncio do passe livre para estudantes das redes municipal e estadual de ensino em Manaus, que ocorreu nesta terça-feira (21), e reivindicaram o passe livre também para as classes universitária. 

De acordo com um dos representantes da União Estadual, identificado como Cazuza, se o passe livre também fosse estendido ao ensino superior, ajudaria vários estudantes que muitas vezes precisam decidir usar o pouco dinheiro que tem para ter uma refeição ou para irem para a faculdade.

"A gente precisa optar sobre ter o dinheiro da xerox, ou o dinheiro da merenda, ou da passagem de ônibus. A gente veio aqui reivindicar que esse avanço também seja expandido aos estudantes universitários, porque essa luta também é nossa, e os estudantes universitários também precisam desse subsidio, para auxiliar na sua formação e na continuidade da sua educação universitária", declarou.

Para a presidente da União Estadual dos Estudantes, Raiane Alencar, mesmo que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), sejam políticos mais direcionados a corrente política de direita, é importante reconhecer o que está sendo feito pelos estudantes da rede pública, independentemente de qualquer divergência política.

"O movimento estudantil, independente da corrente política, a gente está aberto a todos aqueles que queiram conversar e defender a educação pública, gratuita e de qualidade. Viemos aqui para reconhecer essa conquista e dizer que ela também pode ser ampliada aos estudantes universitários", afirmou.

Respostas

Ao ser questionado durante coletiva de imprensa, sobre porquê somente agora está tomando a iniciativa de ajudar os estudantes de Manaus, o governador Wilson Lima afirmou que em 2019 trabalhou com orçamento muito pequeno, e que em 2020, sua prioridade foi o combate ao Covid-19.

Durante o anuncio, o governador também usou o maior trunfo da sua administração: o Auxílio Estadual Permanente, porém não deu nenhuma resposta à reinvindicação dos universitários.

Assista a transmissão completa:

Nenhum comentário