Queiroga diz que expectativa é restabelecer ConecteSUS até esta terça - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Queiroga diz que expectativa é restabelecer ConecteSUS até esta terça

 

Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, neste domingo (12/12), que espera restabelecer as funcionalidades da plataforma ConecteSUS até terça-feira (14/12).

A afirmação foi feita em entrevista à TV Globo. “Acredito que até terça-feira. Pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse, ao ser questionado sobre o restabelecimento do aplicativo.

Na última sexta-feira (10/12), o Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker e ficou impossibilitado de acessar os registros de vacinação contra a Covid-19 de todos os brasileiros. Dois dias depois, a pasta informou ter finalizado o processo de recuperação dos dados de imunização contra o coronavírus.

Em nota divulgada à imprensa, o Ministério da Saúde informou que não houve perda de informação no processo de recuperação dos dados.

“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso”, divulgou a pasta.

Agora, o órgão trabalha para restabelecer o acesso aos sistemas que ficaram fora do ar após o ataque hacker. É o caso do ConecteSUS, aplicativo que exibe registros clínicos de pacientes – entre eles, informações sobre a vacinação contra a Covid-19.

“No momento, a pasta trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, informou a pasta.

Ataque na madrugada

O ataque hacker aos sistemas do governo federal ocorreu durante a madrugada de sexta-feira e teria “sequestrado” cerca de 50 terabytes de dados relacionados à pasta. A organização Lapsus$ Group assumiu a autoria da invasão, de acordo com a mensagem deixada no site.

Foram afetados os seguintes sistemas: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades, como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

A invasão foi definida pelos próprios hackers como “ransomware”, quando o conteúdo é “sequestrado” e cobra-se um valor, em dinheiro ou bitcoin (moeda virtual), para a devolução do material. Às 7h, a página do ministério voltou a ser acessada.

De acordo com a pasta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal (PF) foram acionados e investigam o ataque. Além disso, o departamento de informática do Datasus trabalha para o restabelecimento dos serviços.




Metrópoles*

Nenhum comentário