Últimas do Mix

Saúde diz que vacinação em crianças deve começar em janeiro

Foto: ANSA

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos pode começar já em janeiro e que a decisão formal deverá ser anunciada no próximo dia 5.

Apesar das condicionantes colocadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga --que já afirmou não haver urgência e levantou a possibilidade de o ministério indicar a exigência de pedido médico para a vacinação--, a nota do ministério diz que a vacinação deverá ser recomendada.

"A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas", diz o texto. "No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro."

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública sobre a aplicação da vacina em crianças, mas o processo foi extremamente criticado, já que não seguiu nenhum parâmetro de confidencialidade e nem os instrumentos do próprio governo usados para esse tipo de medida.

Além disso, especialistas apontaram que assuntos técnicos e que precisam de decisões técnicas não devem ser discutidos pelo público leigo.

Reuters

Nenhum comentário