Chefe do cartel mexicano e rei do roubo de combustível é condenado a 60 anos de prisão
Foto: Reuters/Sergio Maldonado |
Jose Antonio Yepez, um notório ladrão de combustível acusado de atiçar uma forte onda de violência no estado central de Guanajuato, foi preso em 2020 no que foi um grande golpe para o presidente Andrés Manuel López Obrador.
Conhecido como "El Marro" (The Mallet), Yepez era o chefe do Cartel Santa Rosa de Lima, com sede em Guanajuato, que travou uma sangrenta guerra de território no estado com o Cartel de Nova Geração de Jalisco (CJNG), um dos mais poderosos e gangues violentas.
O escritório do procurador-geral de Guanajuato disse em um post no Twitter que um tribunal regional "encontrou ele e seus co-autores culpados do crime de sequestro".
Yepez foi o narcotraficante de maior destaque preso até agora sob Lopez Obrador, que prometeu reduzir os níveis recordes de violência e também reduzir o roubo desenfreado de petróleo dos oleodutos da gigante estatal de petróleo Pemex.
O Cartel Santa Rosa de Lima se envolveu em uma série de atividades criminosas em Guanajuato, do contrabando de drogas ao sequestro. O roubo de combustível costumava ser uma fonte fácil de dinheiro em um estado atravessado por oleodutos e lar de uma grande refinaria.
Fonte: Reuters
Nenhum comentário