Prefeito David Almeida anuncia vacinação para crianças a partir de segunda-feira - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeito David Almeida anuncia vacinação para crianças a partir de segunda-feira

 

Foto: Fernando Marques/ Portal Mix de Notícias

O prefeito de Manaus David Almeida, anunciou na manhã desta sexta-feira, 14, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Manaus, prevista para acontecer a partir de segunda-feira,17. O anúncio foi realizado no Centro de Testagem para Covid-19, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul.

Conforme o prefeito, quatro locais de grande fluxo e com condições para o cumprimento das recomendações de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devem vacinar as crianças da faixa etária.

Os locais disponíveis para a aplicação dos imunizantes são: o Parque da Cidade da Criança, na zona Sul; Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste; Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste e Shopping Via Norte, na zona Norte.

“Em matéria de saúde, ouça o seu médico e a ciência. Não ouça o seu líder religioso, nem a sua preferência política. Cuide da sua família, da sua saúde e procure um centro de atendimento de atenção básica da Prefeitura de Manaus ou do governo do Estado. A vacina salva vidas”, salientou Almeida.

Nos locais de aplicação da vacina pediátrica contra a Covid-19, não haverá aplicação de outros tipos de vacina para a mesma faixa etária, nem a imunização dos demais públicos. Os espaços serão exclusivos e controlados.

O recebimento das doses do imunizante, está previsto para acontecer ainda na noite desta sexta-feira,14.

Grupos prioritários

O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com deficiência permanente e as que têm comorbidades. Depois, serão vacinadas as crianças indígenas e quilombolas. O terceiro grupo será o das que vivem em instituições de longa permanência (abrigos e orfanatos); e, a partir daí, a vacina passa a ser oferecida de acordo com a idade, sendo uma idade por vez.

A meta é de vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do MS, totaliza 260.721 crianças. A vacina utilizada será a Pfizer pediátrica, única autorizada para esta faixa etária no país, e que traz um frasco na cor laranja, para evidenciar a diferença com a vacina utilizada no público de 12 anos e mais, cuja embalagem é roxa.

Contratação de profissionais

Devido o aumento na notificação de novos casos de Covid-19 em Manaus, David Almeida informou que, na próxima semana, a prefeitura irá contratar mais 500 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros, para que novos postos de atendimentos sejam disponibilizados, além da substituição de profissionais que estão de licença por terem sido contaminados pelo novo coronavírus.

“Do final de dezembro até agora, 1.505 servidores pediram afastamentos porque testaram positivo para a Covid-19. Devido a isso, o nosso grande problema é a questão da mão de obra. Os casos explodiram e vamos contratar profissionais para trabalharem nos nossos centros de vacinação e testagem”, informou.

Carnaval 

Durante coletiva, o prefeito anunciou que cancelou todos os eventos voltados para o carnaval 2022. Editais foram suspensos pela prefeitura. 

Ainda segundo David Almeida,um novo centro de testagem será provideciado para aumentar o atendimento da população.

“É por conta e risco daqueles que assim fizerem. Nós aplicaremos as sanções necessárias. O mundo todo está passando por esse momento. Teremos duas semanas muito difíceis e a tendência é que depois disso, os casos venham a diminuir”, finalizou.

ASSISTA :





Nenhum comentário