Prefeitura de Manaus facilita acesso aos serviços de saúde em unidades com horário ampliado - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus facilita acesso aos serviços de saúde em unidades com horário ampliado

Foto: Camila Batista/Semsa
Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários aos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus disponibiliza unidades com horário de atendimento diferenciado em todas as zonas geográficas da cidade. Esses estabelecimentos funcionam com horários ampliados, para aumentar a cobertura dos serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza 42 Unidades Básicas de Saúde, que nos dias úteis funcionam em horários que variam de 7h às 19h e das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para os usuários que não têm condições de procurar os serviços de saúde nesses dias e horários, há a clínica da família Carmen Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, na Zona Norte, onde os atendimentos acontecem das 7h às 21h e também aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o funcionamento das unidades em horários e dias diferenciados é um passo fundamental para ampliar e qualificar a oferta dos serviços de saúde, uma vez que a rotina dos usuários, que trabalham no horário comercial, muitas vezes impede que estes recorram a uma UBS.

“O objetivo do horário ampliado é permitir que as pessoas tenham acesso à rede de saúde municipal, que concentra esforços na promoção da saúde e prevenção de doenças. Como a rotina dos usuários é bem agitada, muitas vezes as pessoas deixam de marcar suas consultas médicas, coleta de exames, fazer o pré-natal, receber vacinas e outros serviços básicos de saúde, porque estão ocupadas no horário comercial. Nesse sentido, essas unidades são fundamentais para fortalecer a cobertura dos serviços de saúde para a população”, assinalou.

Além de consultas médicas e odontológicas, as unidades que funcionam nos três turnos ofertam coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento a recém-nascidos e gestantes, aplicação de vacinas, consultas do pré-natal e outros atendimentos.

A diretora do Departamento de Atenção Primária (DAP) da Semsa, Sonja Ale Farias, explica que além de facilitar o acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), as unidades que têm o horário de funcionamento ampliado, acabam reduzindo o fluxo na média e alta complexidades do sistema de saúde.

“Há situações em que o usuário recorre a uma unidade de pronto atendimento ou a uma emergência hospitalar, quando sua situação pode ser revolvida em uma Unidade Básica de Saúde. Nesse aspecto, os horários diferenciados permitem a compreensão de que muitos atendimentos podem ser realizados na rede municipal”, reforçou Sonja.

A UBS Áugias Gadelha, localizada no conjunto Ribeiro Júnior, no bairro Cidade Nova I, é um dos estabelecimentos de saúde que funcionam com horário ampliado. Segundo o diretor Marcelo Wallace de Souza Pereira, a maioria das pessoas que procuram a unidade é formada por trabalhadores de horário comercial, que não podem se ausentar do serviço e procuram os serviços de saúde após expediente.

“Temos uma grande procura nesse horário estendido, principalmente na dispensação de medicamentos, uma vez que a farmácia funciona de forma ininterrupta, das 7hs às 21h. Nos últimos meses, tivemos um grande aumento pela procura de atendimento médico devido a situação epidemiológica das síndromes gripais e Covid 19, uma vez que somos referência para esse perfil de atendimento”, explicou.

Atendimento o ano todo

O diretor da clínica da família Carmen Nicolau, Leandro da Silva Marques, destaca que a demanda pelos serviços daquela unidade, que funciona inclusive nos feriados, é maior aos sábados pela manhã. Dentre os serviços mais procurados estão o acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, o pré-natal e as vacinas, exames preventivos, coleta de sangue, curativo, farmácia e marcação de exames, via SiSReg. As vacinas e os testes de antígeno para Covid-19 rápido e IGG e IGM também são bastante procurados.

“A Carmem Nicolau é muito importante para os moradores, porque significa que eles têm uma unidade de saúde à disposição deles durante o ano todo. Para quem é muito ocupado, a unidade representa uma facilidade muito grande para dar atenção à saúde”, sintetiza.

A lista completa das unidades que funcionam com horários ampliados pode ser conferida no link: https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/Horario-Estendido.pdf

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário