Semulsp se antecipa para minimizar impactos dos alagamentos em Manaus - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Semulsp se antecipa para minimizar impactos dos alagamentos em Manaus

Foto: Valdo Leão 

Antecipando às ações de emergências, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) entraram com trabalho recolhendo materiais e lixos das ruas e igarapés, o maior ‘vilão’ dos alagamentos. O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou os impactos das chuvas e ações para resolver os problemas. Uma delas está sendo realizada nesta terça-feira, 18/1, é a limpeza do igarapé do Passarinho, na zona Norte de Manaus, um trabalho que a Semulsp está dando continuidade na área e que começou desde o dia 1º de janeiro deste ano.

“Depois daquele dilúvio de ontem, a prefeitura do David está aqui no igarapé do Passarinho por meio dos nossos ‘heróis’ da Semulsp cuidando da limpeza do igarapé, com a capinação e removendo todo lixo e entulhos. Vamos nos ajudar, evite jogar sujeira no igarapé, porque caso contrário, toda vez vai acontecer o que ocorreu ontem”, enfatizou Sabá Reis.

Foto: Valdo Leão 

Ainda no igarapé do Passarinho, a equipe de poda da Semulsp segue limpando o local. Além disso, outra área que recebeu serviços foi no bairro Japiim, na zona Sul de Manaus. 

 Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização deste serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, Igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidade do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

Foto: Valdo Leão 

E nesta terça-feira, 18/1, não foi diferente, toda a orla da Manaus Moderna foi limpa. A Semulsp também realiza limpeza próximo ao Porto de Manaus, além do igarapé da comunidade Nossa Senhora de Fátima, área rural da capital

700 toneladas de lixos

Foto: Valdo Leão 

A Prefeitura de Manaus realizou, no último domingo,16/1, o transbordo de 700 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material retirado das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, da AM–010 (Manaus – Itacoatiara). 

A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retirou em média 35 toneladas, por dia, de lixo, ao longo de 2021. Grande parte destes materiais retirados das águas, são garrafas pets, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

Texto : Rebeca Mota/ Semulsp

Nenhum comentário