Últimas do Mix

Processo Seletivo oferece 265 vagas para assistente voluntário de alfabetização em Manaus

 (Foto: Altemar Alcântara/Semcom)

Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 265 vagas para assistentes voluntários de alfabetização em Manaus, abre inscrições a partir das 11h desta quinta-feira (17). Poderão participar da seleção estudantes de graduação a partir do 5º período e/ou graduados dos institutos e universidades públicas ou privadas do curso de Pedagogia ou Normal Superior.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do acesso ao endereço eletrônico até às 23h59 do dia 18 de fevereiro. Os voluntários irão atuar no programa “Tempo de Aprender de 2022”, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC)

Seleção

A seleção se dará em duas etapas: análise do perfil do candidato inscrito e análise de currículo. A primeira etapa consistirá em análise do perfil do candidato inscrito, de caráter eliminatório; a segunda etapa será de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

Os candidatos selecionados para a segunda etapa deverão comparecer nos dias 3 e 4 de março de 2022, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas Divisões Distritais Zonais (DDZ), da Semed Manaus, cujos endereços estão relacionados no Anexo III do edital, para a entrega de documentos comprobatórios das informações prestadas no formulário de inscrição (1 (uma) cópia nítida de cada documento), devidamente armazenados em 1 (um) envelope ofício lacrado.


 
Os Assistentes Voluntários de Alfabetização atuarão como o apoio do professor regente da sala na realização das atividades de acompanhamento pedagógico e planejamento, com vistas a garantir o processo de alfabetização dos estudantes.

Ajuda de custo


 
As atividades serão consideradas de natureza voluntária, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário, não gerando qualquer vínculo empregatício. O selecionado terá o ressarcimento dos custos com a alimentação e transporte arcados pelo programa Tempo de Aprender, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme o disposto na Resolução CD/FNDE nº 06, de 20 de abril de 2021, da seguinte forma:

R$ 150 por turma nas unidades de ensino não vulneráveis por cinco horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de oito turmas por semana;
R$ 300 por turma nas unidades de ensino vulneráveis por dez horas semanais, podendo o voluntário assistir o máximo de quatro turmas por semana.
Documentação Exigida

Os documentos exigidos para o PSS são RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade: diploma de conclusão de curso para candidatos graduados, acompanhado do histórico escolar, ou declaração de matrícula da Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, quando se tratar de estudante; e comprovante de experiência: na área de apoio à docência em alfabetização, mediante registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), declaração em papel timbrado da empresa ou órgão público (unidades escolares), com carimbo do CNPJ, emitida e assinada pelo responsável do Setor de Pessoal ou equivalente ou Contrato de Prestação de Serviços em que constem claramente as atividades exercidas, bem como a data (dia/mês/ano) de início e de término do trabalho realizado; além do currículo atualizado.

Em caso de Pessoa com Deficiência (PcD), o candidato deve apresentar laudo médico, comprovando o grau de deficiência, com menção expressa da Classificação Internacional de Doença (CID).

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA.

Nenhum comentário