Prefeitura anuncia fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura anuncia fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos

 

FREEPIK

Entra em vigor, nesta quarta-feira, 16/3, o decreto 5.274, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.304, que flexibiliza o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos em Manaus. A decisão do prefeito David Almeida leva em consideração o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital amazonense e a melhoria do cenário epidemiológico.

“É uma decisão baseada nos dados apresentados pela direção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tendo sempre prudência e cautela. A partir desta quarta-feira, não será obrigatória a utilização das máscaras em locais abertos. Dependendo da evolução epidemiológica da transmissibilidade da Covid-19, ficaremos atentos. Essa medida vem ao encontro ao que já vem acontecendo no resto do país e nas principais capitais”, explicou o prefeito.

De acordo com o decreto, na capital foram aplicadas 3.916.787 doses de vacina contra Covid-19, que corresponde a 85,73% da população vacinável (12 anos ou mais), com esquema vacinal completo (duas doses) ou dose única.

Conforme Boletim Epidemiológico, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), no período de 5 a 8 de março nenhum óbito foi registrado em decorrência da Covid-19 com causa básica na  capital. Além disso, houve a redução de 80% na  taxa  de incidência  de  casos  em  todas  as  faixas  etárias e  de  35% em  internações  hospitalares.

A medida prevista no decreto recomenda ainda a utilização da máscara de proteção respiratória, em qualquer ambiente, aos idosos de 70 anos ou mais e aos imunossuprimidos.

Ainda conforme o decreto, a medida poderá ser reavaliada de acordo com a situação epidemiológica do município.


Nenhum comentário