Sabá Reis acompanha transbordo de toneladas de lixo - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Sabá Reis acompanha transbordo de toneladas de lixo

Divulgação

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 13/3, o transbordo toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara). O secretário da Semulsp, Sabá Reis, acompanhou todo o trabalho da equipe.

De acordo com Sabá Reis, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda orla da cidade. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés. 

“Já são mais de 5 mil toneladas, neste período que estou aqui na Semulsp, que saíram dos igarapés e foram para os aterros. Mas se um dia isso reduzir pela menos na metade, é mais tempo que nosso aterro terá de vida útil”, destacou.

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retirou, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo, ao longo de 2021. Grande parte destes materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

“Cidade limpa é aquela que as pessoas não sujam, porque quando sujam, elas acabam fazendo que com o dinheiro arrecadado dos impostos vá para este trabalho, que vira um desperdício. E o meu sonho é que a cidade de Manaus seja um dia como é a Semulsp, porque a sede desta secretaria é considerada nacionalmente ‘lixo zero’. Então, a semulsp que poderia ser um mal exemplo, é uma referência para as pessoas fazerem o que é certo na frente das suas casas, no seu bairro”, declarou Reis.

Divulgação

Limpeza diária

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

Nenhum comentário