Últimas do Mix

Manaus é inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Foto –  Arquivo / Semcom

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, na última segunda-feira, 28/3, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o setor como estratégia de desenvolvimento e identifica as necessidades de investimentos e de ações para a promoção de cada região turística do país. No Amazonas, 26 municípios estão registrados, incluindo Manaus. No total, 2.542 cidades distribuídas em 322 dessas regiões foram incluídas no mapa 2022.

 

O mapa está disponível no site www.mapa.turismo.gov.br , e de acordo com o Mtur, o objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional para o setor.

 

“Essa é mais uma importante conquista para Manaus, e conforme pedido do prefeito David Almeida, estamos trabalhando para inserir a capital amazonense no mercado mundial do turismo. Através do mapa, a cidade será beneficiada diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo, ampliando o desenvolvimento da atividade turística local”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.

 

A diretora de Turismo Manauscult, Oreni Braga, explica que o Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagem, e destaca ainda, a importância da Prefeitura de Manaus, para que a capital fosse reconhecida pelo Mtur.

 

“É importante destacar que dentre os vários critérios que o ministério adota para que o município se credencie e seja contemplado no Mapa Turístico, um deles é criar uma secretaria ou órgão correlato que seja responsável pelo setor e que constitua seu Conselho Municipal de Turismo, colegiado que chancela as ações da Política Municipal de Turismo adotadas pela prefeitura” ressaltou Braga.

 

A diretora esclarece que a capital cumpriu com todos os critérios estabelecidos pelo ministério e, portanto, está apta a receber investimentos federais provenientes do órgão. Ela fala dos projetos futuros para a área.

 

“Manaus se prepara para um novo momento com a apresentação de projetos inovadores e significativos para o entretenimento do turista, como o Memorial Encontro das Águas – Parque Rosa Almeida, o Mirante da Ilha, Catamarã Turístico, além de segmentos como o turismo religioso, turismo esportivo, turismo de natureza nos parques naturais de Manaus, turismo de base comunitária e outros, os quais estimularão a permanência média do visitante na cidade, o que contribuirá diretamente na geração de emprego e renda para os manauaras” finalizou.

 

Atrelado aos projetos inovadores na área, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando a contratação de consultoria especializada para a Elaboração do Plano Municipal de Turismo Sustentável de Manaus, o Plano Estratégico de Marketing, com a definição da “Marca Manaus” e o Termômetro do Turismo de Manaus, visando adotar uma Política Municipal de Turismo pautada em estudos e indicadores que possam nortear a tomada de decisão do gestor e do Conselho Municipal de Turismo.

Nenhum comentário