Morre no Amazonas músico e compositor Sidney Rezende - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Morre no Amazonas músico e compositor Sidney Rezende

 

Imagem: reprodução

O músico Sidney Afonso Rezende de Mello (65), faleceu na manhã deste sábado (09),  vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, desde o dia 1º de abril.

O músico viveu por mais de 30 anos em Parintins, onde se tornou referência na composição de toadas que marcaram o festival, a maior expressão folclórica do estado, que tem como protagonistas os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Sidney Rezende fez história no boi-bumbá Garantido, onde contribuiu na produção musical, compondo toadas que marcaram época e levando novos elementos musicais ao gênero.

No Facebook, o Garantido divulgou nota em que exalta o talento do músico e sua contribuição para o folclore de ambos os bumbás de Parintins.

Confira a nota na íntegra.

“É com enorme tristeza que a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG), se despede do artista, cantor, compositor, músico, produtor, sócio e torcedor do Boi Garantido, Sidney Rezende.

Gigante no talento e único em sua história, Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto, que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário.

Sidney hoje é pranteado dos dois lados da festa. Sua chegada, há mais de três décadas, à Parintins resultou na mudança estrutural sonora de execução do ritmo parintinense.

De origem altamente percussiva, com Sidney Rezende a toada ganhou refinamento das cordas e a alegria dos ataques de metais. Sidão potencializou comercialmente nossa música.

Por tudo isso, sua partida é “uma nota triste em meio a enorme partitura de sua existência”.

Obrigado Sidney Rezende. Muito obrigado! Aplausos ao maestro!

Alguns cantarão daqui, outros do eternidade…”

Nenhum comentário