Últimas do Mix

Prefeitura amplia pontos de vacinação contra influenza e sarampo em Manaus

Foto: Camila Batista / Semsa

A Prefeitura de Manaus está ampliando os pontos de vacinação contra a influenza e o sarampo, com a abertura de quatro locais estratégicos para atender trabalhadores da saúde e idosos. Os imunizantes, que integram a Campanha Nacional de Vacinação iniciada no último dia 4, continuam a ser disponibilizados também em todas as unidades básicas da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

Os novos pontos estratégicos estão funcionando, ao longo desta semana, de 9h às 16h, no shopping Phelippe Daou, zona Norte; Studio 5, zona Sul; sambódromo, zona Centro-Oeste; e Sesi – Clube do Trabalhador, zona Leste. 

Nesta primeira fase da campanha nacional, que segue até o próximo dia 2, os trabalhadores da saúde, tanto da rede pública quanto privada, podem tomar os imunizantes contra a influenza e o sarampo (tríplice viral), e os idosos a partir de 60 anos podem se vacinar contra a influenza. 

Os profissionais devem apresentar um documento de identidade com foto, além do contracheque, carteira de trabalho ou crachá, para comprovar o vínculo de trabalho. Para os idosos, basta levar um documento de identidade com foto. Para os dois públicos, também é solicitada a apresentação da carteira de vacinação. 

Além dos quatro pontos estratégicos, os imunizantes são disponibilizados em 171 salas de vacina, distribuídas nas zonas Leste, Norte, Oeste, Sul e rural. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link http://bit.ly/salavacinamanaus. 

Fortalecimento 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, explica que a Semsa está desenvolvendo estratégias para ampliar a cobertura vacinal desse público, e, assim, impedir que eles desenvolvam formas graves dessas doenças. 

“A secretaria está colocando mais pontos de imunização em funcionamento para oferecer uma comodidade maior a esse público, já que irá desafogar os atendimentos nas unidades de saúde. Eles têm mais opções perto de suas casas e com tempo de espera menor”, diz. 

O secretário lembra que nas duas últimas edições do “Sabadão da Saúde”, nos dias 16 e 23/4, a vacinação contra a influenza e o sarampo estava entre os diversos serviços ofertados. Nos dois mutirões foram aplicadas 9.054 doses contra a influenza e 1.587 da tríplice viral (que combate o sarampo, rubéola e caxumba). 

Próxima fase 

A segunda fase da campanha, prevista para ocorrer no período de 3 de maio a 3 de junho, vai atender novos grupos prioritários. As ações da Semsa para imunização contra o sarampo serão voltadas para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. 

Para a influenza, a vacinação será direcionada para outros 15 grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas (população a partir de 6 meses, assistida pela Sesai/Dsei Manaus); professores das escolas públicas e privadas; pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador em exercício efetivo); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Nenhum comentário