Prefeitura e Capitania orientam para distanciamento de embarcações da praia da Ponta Negra - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura e Capitania orientam para distanciamento de embarcações da praia da Ponta Negra

 

Foto – João Viana / Arquivo Semcom

Mesmo ainda com chuvas intensas, mas com a flexibilização para uso de espaços públicos como o complexo turístico Ponta Negra, a praia e o balneário têm recebido mais frequentadores, especialmente aos finais de semana. Sempre atenta à segurança da população e à salvaguarda da vida, a Prefeitura de Manaus reforça os protocolos e medidas de uso correto da praia, com distanciamento de embarcações, como lanchas e jet ski.

Situações de risco têm sido verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. A distância que deve ser mantida das praias é de 200 metros.

“Nossa orientação é que todos que usam barcos e jet ski nas proximidades da Ponta Negra mantenham a distância determinada e evitem colocar os banhistas e a si próprios em qualquer situação de risco. Nossa maior preocupação é a segurança de todos que frequentam o complexo e a praia. E quando necessário sempre acionamos a Capitania e a Marinha”, disse o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental tem intensificado ações de inspeção naval com a liberação de praias devido à flexibilização diante da redução de casos da Covid-19.

As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos da região como Ponta Negra, Praia da Lua, Praia do Tupé, Praia Dourada e Prainha.

Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, além do material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros) e o limite da lotação da embarcação. Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números: (92) 99302-5040, que também funciona como Whatsapp, e 185 – Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais.


Normas e bom uso

Os banhistas que frequentam a praia do complexo devem respeitar as normas de uso e não ultrapassar áreas não permitidas para o banho, como é o caso do local chamado de “pedral” ou “prainha”, localizado após a faixa de areia da praia perene.

A área não é autorizada para uso, não contando com estrutura para o mesmo. A faixa de praia perene, construída após a reforma da Ponta Negra, é o único local autorizado e com segurança permanente nos dias de funcionamento. A Prefeitura de Manaus sinalizou o local, que é proibido para banho.

Não há faixa de segurança delimitada para o pedral e a população que insiste em usar a área, mesmo sendo orientada pela comissão, ciclopatrulha, bombeiros e Polícia Militar, está incorrendo em risco e responsabilidade pelo mau uso.

Efetivos da comissão, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra estão com suas atividades direcionadas para orientar e fiscalizar os banhistas. A população precisa ajudar e resguardar sua própria segurança, não frequentando locais não autorizados.

Os corpos permanentes de segurança atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até às 17h, bem como para a manutenção do patrimônio de todo o complexo.

Nenhum comentário