Últimas do Mix

Amazonas inicia aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes, a partir desta terça-feira (31/05)

FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

O Amazonas tem 226.564 mil adolescentes, com idade entre 12 a 17 anos, aptos para receber a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. A dose foi recomendada pelo Ministério da Saúde e está disponível, a partir desta terça-feira (31/05), nas unidades básicas de saúde coordenadas pelas secretarias municipais de saúde.  

A nota informativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgada nesta segunda-feira (30/05) está disponível na íntegra www.fvs.am.gov.br.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de os adolescentes manterem o esquema vacinal atualizado contra a Covid-19, incluindo a dose de reforço. “É um grupo importante, são os adolescentes que receberam a segunda dose há quatro meses e estão aptos para tomar o reforço”, ressalta Tatyana.

“A vacinação contra a Covid-19 é a principal ferramenta de controle da disseminação do vírus no estado, visando a proteção individual e coletiva. A dose de reforço deve ser preferencialmente com vacina Pfizer, podendo ser utilizada também com o imunizante da CoronaVac. Adolescentes grávidas e puérperas devem tomar reforço com Pfizer”, salienta a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento.

Quem deve se vacinar contra a Covid-19 no Amazonas.

1ª Dose: Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o esquema vacinal. É obrigatório que o menor de idade esteja acompanhado por um responsável maior de 18 anos.

2ª Dose: Quem tomou a 1ª da vacina e já se encontra no prazo da 2ª dose:

AstraZeneca (28 dias), Coronavac (28 dias), Pfizer (21 dias) e Janssen (2 meses).

3ª Dose: Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há dois meses ou mais;

Pessoas a partir de 12 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais;

Pessoas a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais;

Imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais;

4ª Dose: Imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais;

Pessoas a partir de 50 anos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais;

Trabalhadores da saúde que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais.

Nenhum comentário