Últimas do Mix

Operação Hórus: forças de segurança apreendem 600 quilos de drogas e prendem cinco homens no Amazonas

FOTO: Tarcísio Heden e Lindemberg Cavalcante/SSP-AM

As forças de segurança do Amazonas, em ação integrada, realizaram a apreensão de 600 quilos de drogas, nas proximidades do bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus, e no município de Novo Airão (a 115 quilômetros da capital). Ao todo, cinco homens foram presos por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação faz parte da Operação Hórus, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, a apreensão exitosa faz parte do planejamento de combate ao tráfico de drogas no estado.

“Estamos atuando em todo o Amazonas, por determinação do governador Wilson Lima. Nossa intenção é blindar o estado com relação à entrada de entorpecentes e colocar mais bases fluviais, como na calha do rio Solimões, a exemplo da Base Arpão”, disse.

Uma denúncia informou que um bote saiu de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital) com destino a Manaus, carregado de drogas.

Uma equipe do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F) acompanhou o bote até as proximidades da Marina do Davi e, com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), foi realizada a abordagem da embarcação suspeita.

O comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Vinícius Almeida, explicou que a ocorrência teve início na madrugada desta quinta-feira (19/05). A ação contou com os policiais militares do BPAmb; da Companhia de Operações Especiais (COE) e do GGI-F, da SSP-AM.

“Os policiais fizeram abordagem a uma lancha, encontraram parte da droga, 300 quilos, e acionaram a COE, que continuou a operação e apreendeu os outros 300 quilos”, explicou o comandante.

Os suspeitos informaram aos policiais que outra parte da droga estava escondida em Novo Airão, no Arquipélago de Anavilhanas. Ao todo, foram 600 quilos de skunk apreendidos, causando prejuízo de mais de R$ 9 milhões ao crime.

FOTO: Tarcísio Heden e Lindemberg Cavalcante/SSP-AM

Disque-denúncia

O general Mansur também reforçou a participação da população para que as denúncias cheguem até as forças de segurança. “Essa ocorrência foi fruto do 181, o disque-denúncia, então parte do êxito da operação se deve à cooperação das pessoas com a segurança pública”, ressaltou o titular da SSP-AM.

O sistema telefônico 181 funciona gratuitamente e está disponível em todo o Amazonas. A denúncia pode ser feita por meio de celular ou telefones convencionais. Não há registro do telefone do denunciante. Outra forma de repassar informações é por meio do site www.ssp.am.gov.br

Operação Hórus

A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública e atua nas divisas, fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, situada no município de Coari, e na cidade de Tabatinga, que faz fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.

Nenhum comentário