‘Projeto Memória’ do TCE-AM vira referência para outros Tribunais de Contas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

‘Projeto Memória’ do TCE-AM vira referência para outros Tribunais de Contas

Foto: Divulgação

Desenvolvido para resgatar a história do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o ‘Projeto Memória’ servirá como referência para o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), que pretende executar projeto aos moldes do realizado na Corte de Contas amazonense. Para tanto, o TC piauiense convidou representantes do Amazonas para apresentar de forma técnica e prática, entre os dias 18, 19 e 20 de maio, o que foi projetado e agora é executado na sede do TCE-AM.

O convite foi formalizado pela presidente do TCE-PI, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, e aconteceu durante processo de mudança de sede da Corte piauiense, que pretende construir um espaço especificamente destinado a um museu.

Para o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, o convite serve como reconhecimento em âmbito nacional das boas práticas implementadas pela Corte amazonense.

“Fomos convidados a apresentar a nossa experiência com o projeto, pois eles viram no nosso trabalho algo executado e digno de ser tido como uma referência para outras implementações pelo país. Para nós é sempre uma honra ajudar e tenho certeza de que a experiência tida aqui será de grande valia para o TCE do Piauí”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

O presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, foi um dos principais apoiadores da concepção, construção e instalação do Museu nas dependências da Corte de Contas.

Referência nacional

Implementado pelo Tribunal de Contas do Amazonas, o Projeto Memória é um esforço que engloba diversas ações de resgate da história da Corte de Contas desde o seu fundamento, até o presente, incluindo ações para preservar o futuro do Tribunal, como a implementação de um museu, recuperação de acervo histórico patrimonial da corte, recuperação estrutural de antigas sedes da Corte, além do resgate da memória de antigos servidores, entre ex-presidentes, ex-conselheiros e ex-servidores.

Conforme o chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Josetito Lindoso, que representa o TCE-AM durante visita ao Piauí, a ideia é, durante três dias, realizar uma palestra geral para os servidores da Corte piauiense e se reunir com o comitê de implementação da versão piauiense do ‘Projeto Memória’ para uma apresentação mais técnica.

“O Tribunal de Contas do Piauí nos pediu ajuda para que possamos mostrar para eles a experiência vivida durante a implementação do Projeto Memória na Corte de Contas amazonense. Nosso objetivo não é ensinar aos piauienses como eles devem fazer o projeto deles, mas sim sugerir situações que nós vivemos de ordem prática, mostrando como nós fizemos para contribuir para que eles possam ter essa referência”, explicou.

Nesta quarta-feira (18), Josetito Lindoso foi recepcionado pela presidente do TCE-PI, conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, e iniciou a troca de experiências entre técnicos do Amazonas e do Piauí.

O convite feito pela Corte piauiense ao TCE-AM possui uma coincidência curiosa. Segundo Josetito Lindoso, durante os trabalhos de recuperação da memória de ex-servidores do TCE-AM foi identificado que o primeiro conselheiro-presidente da história da Corte de Contas amazonense é natural do estado de Piauí: Elphego de Souza, que comandou o TCE-AM no ano de 1950 e hoje dá nome ao Plenário da Corte de Contas amazonense.

“É curioso como a história se repete. Hoje, o TCE do Amazonas irá auxiliar o TCE do Piaui, o mais antigo Tribunal de Contas estadual do país, a implementar um projeto nos moldes do nosso Tribunal, cujo primeiro presidente foi um piauiense, inclusive homenageado recentemente no âmbito do Projeto Memória com o nome dado ao plenário da Corte de Contas”, disse Josetito Lindoso.

Nenhum comentário