Restituição do IR: veja quando os lotes serão pagos - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Restituição do IR: veja quando os lotes serão pagos

 

Reprodução

Este ano, a Receita Federal estendeu o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR), de modo que, agora, o envio pode ser realizado até o próximo dia 31 de maio. A boa notícia é que nada mudou quanto ao cronograma de pagamento da restituição do tributo, que começa ainda neste mês de maio. 

Para quem não sabe, a restituição do IR diz respeito a devolução de valores pagos a mais na declaração, ou seja, cidadãos que contribuíram com quantias superiores ao devido possuem saldo para receber. 

Em suma, os valores a serem restituídos surgem em virtude das deduções do IRPF, que nada mais são que despesas capazes de reduzir o valor do tributo retido na fonte. Bons exemplos são gastos com saúde, educação, previdência, dependentes inválidos, pensão alimentícia, doações, entre outros.  


Calendário da restituição do IR

Em 2022, o pagamento será realizado em 5 lotes, entre maio e setembro. Uma novidade para este ano, diz respeito ao recebimento do dinheiro via PIX, o qual facilitará o processo de restituição. 


Confira as datas de pagamento de cada lote relacionado a restituição do IR: 


1º lote – 31 de maio;

2º lote – 30 de junho;

3º lote – 29 de julho;

4º lote – 31 de agosto;

5º lote – 30 de setembro.

Em qual lote eu recebo?

A Receita Federal restitui os contribuintes conforme uma ordem na qual contempla o em primeiro lugar os grupos prioritários e depois segue uma lógica de entrega da declaração do Imposto de Renda. Confira: 


Idosos com idade superior a 80 anos;

Idosos com mais de 60 anos;

Pessoas com deficiência de qualquer natureza ou doenças graves, ou que possuam dependentes nestas condições;

Contribuintes que têm o magistério como a maior fonte de renda; 

Por ordem de entrega. 


Em relação ao último grupo classificado, é determinada a ordem de entrega, ou seja, quem enviou a declaração do Imposto de Renda com mais antecedência, recebe primeiro a restituição. 


Fonte: Jornal Contábil

Nenhum comentário