Pequim testa milhões para conter surto de Covid que teria surgido em bar - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Pequim testa milhões para conter surto de Covid que teria surgido em bar

Pessoas caminham perto de bar em Pequim onde surgiu surto de Covid-19. Foto: Divulgação

Autoridades da capital da China, Pequim, buscavam nesta segunda-feira conter um surto de Covid-19 atribuído a um bar 24 horas conhecido por bebidas baratas e grandes multidões, com milhões enfrentando testes obrigatórios e milhares sob lockdowns direcionados.

O surto de 228 casos ligados ao Heaven Supermarket Bar, que havia acabado de reabrir após flexibilização das restrições em Pequim na semana passada, destaca o quão difícil será para a China obter sucesso em sua política de “Covid zero” enquanto o restante do mundo opta por aprender a viver com o vírus.

O ressurgimento de infecções também está levantando novas preocupações sobre as perspectivas para a segunda maior economia do mundo. A China ainda está se recuperando de um forte golpe causado por um lockdown de dois meses em Xangai, sua cidade mais populosa e centro comercial, que também afetou as cadeias de suprimentos globais.

“A prevenção e o controle da epidemia estão em um momento crítico”, disse a autoridade de saúde de Pequim Liu Xiaofeng em entrevista coletiva nesta segunda-feira, acrescentando que o surto ligado ao bar no maior distrito da cidade, Chaoyang, “ainda está em desenvolvimento”.

Autoridades descreveram o surto como “feroz” e “explosivo” e disseram que as pessoas infectadas vivem ou trabalham em 14 dos 16 distritos da capital.

Beber e jantar na maioria dos estabelecimentos de Pequim é uma atividade que só foi retomada em 6 de junho, depois de mais de um mês em que a cidade de 22 milhões de habitantes impôs restrições, incluindo pedir às pessoas que trabalhassem em casa e fechar shoppings e partes do sistema de transporte.

Chaoyang iniciou uma campanha de testes em massa de três dias entre seus cerca de 3,5 milhões de habitantes na segunda-feira. Cerca de 10.000 contatos próximos dos clientes do bar foram identificados e seus prédios residenciais foram bloqueados.

Nenhum comentário