Deputados amazonenses aprovam criação do 'Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia'
![]() |
Foto: reprodução |
A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou nesta quarta-feira, 13, o Projeto de Lei nº 652/2021, que institui o Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia no Estado do Amazonas. O projeto é de autoria do Deputado Ricardo Nicolau e agora segue para publicação. O dia será celebrado no dia 11 de maio de cada ano.
De acordo com a lei, considera-se “Gordofobia” o preconceito, a repulsa ou a discriminação social, política e econômica praticados contra a pessoa gorda.
O projeto justifica que a rotina de uma pessoa gorda no Brasil é marcada por um ambiente hostil ao seu corpo: de julgamentos pessoais, velados ou explícitos, até espaços físicos não adaptados.
“Além dos impactos sobre a saúde mental, a gordofobia enquanto um preconceito difundido na sociedade afeta também o planejamento urbano e o acesso da pessoa gorda à cidade. Os padrões utilizados na construção de banheiros, transportes coletivos e até mesmo na mobília dos espaços públicos e privados são reflexo da discriminação e exclusão de pessoas gordas”, defende o texto.
A lei passou e obteve pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação pelo Relator Deputado Delegado Péricles (PL), de Assuntos Econômicos por meio do Relator Deputado Saullo Vianna (União) e de Cultura e Economia Criativa pelo Relator Deputado Carlinhos Bessa.
*A Crítica
Nenhum comentário