Jovem suspeito de estar com varíola dos macacos em Manaus foi ao Festival de Parintins
![]() |
Imagem ilustrativa |
Na noite desta sexta-feira (1º), a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), notificou o Ministério da Saúde sobre um caso suspeito de Varíola dos Macacos na unidade.
No momento, o paciente encontra-se isolado em casa, porém, segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica.
De acordo com informações, o jovem foi ao Festival Folclórico de Parintins no último fim de semana, acompanhando uma comitiva de turistas estrangeiros. As pessoas que também tiveram contato com o suspeito, serão investigadas.
A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) da FVS-RCP, Evelyn Campelo, destaca que a monkeypox é uma doença que vem sendo acompanhada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A monkeypox é uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
Trabalhadores da saúde, membros da família e outros contactantes são pessoas com maior risco de contaminação, já que a transmissão via gotículas respiratórias, usualmente, requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.
Nenhum comentário