Prefeitura apresenta fluxos para estudantes de Enfermagem da Ufam - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura apresenta fluxos para estudantes de Enfermagem da Ufam

Foto: reprodução 
 
A Prefeitura de Manaus apresentou os fluxos adotados na Atenção Primária à Saúde (APS), executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aos acadêmicos da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na manhã desta sexta-feira, 22/7. O intuito da atividade, que integra a semana de capacitação, é preparar os estudantes que estão prestes a iniciar o período de estágio dentro das unidades básicas de saúde. 

As áreas técnicas de Saúde da Criança e do Adolescente e de Saúde da Mulher estiveram presentes no evento para explicar como funcionam os programas de promoção à saúde ofertados pela Semsa à população, abrangendo também outras áreas, como Saúde Bucal e Saúde do Homem e do Idoso.

A enfermeira Gerda Costa, que integra a Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, detalhou como funciona o fluxo do pré-natal, dos serviços municipais de diagnóstico de câncer de mama e de colo de útero, ações de planejamento sexual e reprodutivo, entre outras linhas de cuidado.

“É extremamente relevante essa interlocução entre os órgãos que prestam assistência à saúde e as instituições de Ensino Superior, uma vez que esses alunos estarão indo para os estágios nos próximos dias. Esse alinhamento é necessário, porque eles precisam conhecer como funciona a rede Semsa e todos os fluxos de atendimento e encaminhamento na rede de atenção à saúde”, informou.

Já a enfermeira Patrícia Marques, gerente dos Ciclos de Vida da secretaria, destacou as ações de saúde voltadas para a criança e o adolescente, desde quando o bebê sai da maternidade e passa a ser acompanhado pela Atenção Primária, até chegar à fase da adolescência, quando também pode contar com serviços específicos e de fácil acesso.

“Esses processos são muito abrangentes, mas vimos hoje explicar um pouco desse fluxo para que os acadêmicos cheguem nas unidades de saúde tendo um olhar diferenciado, tudo isso com a finalidade de facilitar e promover o acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma adequada nas unidades da Semsa”, disse.

A coordenadora da disciplina Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Ufam, Sheila Vitor, agradeceu a participação da Semsa na semana de capacitação, pois essa preparação é fundamental para quando os universitários iniciarem as atividades práticas junto à população.

“Nós promovemos essa troca de conhecimentos com a finalidade dos alunos conhecerem como estão sendo desenvolvidos os programas de atenção à saúde, preconizados pelo Ministério da Saúde, em Manaus, para que, ao adentrarem nas unidades, tenham mais segurança e maior domínio para realizar as atividades juntamente com os profissionais que estão na ponta”, finalizou.


 

Nenhum comentário