Google exclui 17 apps que serviam para roubar senhas - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Google exclui 17 apps que serviam para roubar senhas

Foto: reprodução 

O Google Play Store excluiu de sua loja 17 aplicativos que tinham potencial de comprometer os dispositivos dos usuários com um malware bancário. Os apps removidos eram da categoria produtividade e utilitários.

Aplicativos de scanners de documentos, serviços de VPN, leitores de código QR e gravadores de chamas foram identificados pela Trend Micro, empresa de segurança. O malware é o nome dado a programas computacionais maliciosos, conhecidos popularmente como vírus. 

O objetivo desses programas, na maioria das vezes, é sempre o de roubar dados dos usuários da internet por meio dos dispositivos. E não para por aí. Eles também são os responsáveis por anunciar propagandas indevidas e acessar informações pessoais.

Confira os aplicativos excluídos do Google Play Store por roubar senha

Assim como existe o risco de golpes em sites e páginas disponibilizadas nas redes sociais, as pessoas podem encontrar aplicativos maliciosos em lojas oficiais. No entanto, os usuários que possuem dispositivos Android podem ficar mais tranquilos, pois foram removidos os seguintes apps:

- Call Recorder;

- Call Recorder Pro+;

- Conquer Darkness;

- Crypto Utils;

- Document Scanner;

- Document Scanner Pro;

- Eagle Photo Editor;

- Extra Cleaner;

- FixCleaner;

- Just In: Video Motion;

- Lucky Cleaner;

- Rooster VPN;

- Simpli Cleaner;

- Super Cleaner;

- Unicc QR Scanner;

- Universal Saver Pro (duas versões).

Como o que fazer para se proteger de aplicativos que podem roubar dados pessoais

Para se proteger de vírus para Android ou qualquer outro sistema operacional, o correto é que o usuário busque apenas fazer o download de programas conhecidos. Existem páginas que compartilham informações sobre aplicativos e plataformas, reunindo avaliações, vantagens e desvantagens, ajudando os internautas a descobrir o que é perigoso ou não.

Além disso, é importante sempre manter um antivírus ativo e atualizado dentro do dispositivo. O Google também está sempre realizando uma varredura na loja para evitar que as ameaças digitais se espalhem facilmente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

 Fonte: R7 

Nenhum comentário