Incrível! Cosmonauta mostra vídeo do Amazonas visto da Estação Espacial - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Incrível! Cosmonauta mostra vídeo do Amazonas visto da Estação Espacial

Foto: reprodução/vídeo

O Brasil ganhou destaque na Estação Espacial Internacional (ISS) na última quarta-feira (24). O cosmonauta russo, Oleg Artemyev, publicou um vídeo em suas redes sociais que mostra uma parte do Rio Amazonas vista do espaço.

O flagrante é de tirar o fôlego e mostra Arquipélago do Bailique, no foz do Rio Amazonas, parte conhecida como Delta do Amazonas, que deságua no Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e Amapá.

Confira o vídeo do Rio Amazonas visto da ISS por um cosmonauta:


Oleg Artemyev também repercutiu na semana passada, mas por um motivo bem mais tenso. Na última quarta-feira (17), por volta das 11h (pelo horário de Brasília), ele e seu colega Denis Matveev deram início a uma atividade extraveicular (EVA) na Estação Espacial Internacional (ISS), procedimento também conhecido como caminhada espacial, quando uma emergência os fez voltar imediatamente para a ISS.

O objetivo era continuar a configuração do Braço Robótico Europeu, que chegou ao segmento russo do laboratório orbital junto com o módulo Nauka em julho de 2021, e cuja instalação necessita de várias caminhadas espaciais para ser concluída.

De acordo com o site Space.com, a previsão para esta quarta-feira era de que a ação durou em torno de seis horas e meia, mas pouco mais de duas horas e dez minutos depois que os cosmonautas começaram os trabalhos, Artemyev começou a experimentar flutuações de tensão na bateria de seu traje espacial Orlan (o uniforme usado durante as atividades extraveiculares).

“Largue tudo e volte imediatamente”, ordenou Vladimir Solovyov, ex-cosmonauta e atual diretor de voo para o segmento russo da estação espacial no controle da missão, exigindo que ele voltasse para a câmara de ar do módulo Poisk.

Matveev, enquanto isso, permaneceu fora da estação. Ambos aguardavam instruções adicionais, que finalmente chegaram por volta das 14h10, quando a caminhada espacial foi cancelada.

*Olhar Digital


Nenhum comentário