Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Foto - Divulgação |
Os painéis de palestras e demais acontecimentos do evento estão sendo transmitidos, ao vivo, pelas redes sociais do TCE-AM (YouTube, Facebook, Instagram e TikTok).
O presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, destacou a importância de se debater a temática, sobretudo para colaborar com o combate ao desmatamento.
Foto - Divulgação |
Durante a abertura do evento, o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, assinou um termo de cooperação técnica entre a instituição, o Projeto Mapbiomas, e a Transparência Internacional Brasil que visa contribuir para fortalecer a atuação dos Tribunais no controle ambiental.
Foto - Divulgação |
“É uma grande satisfação para o Mapbiomas celebrar este acordo para fortalecer, justamente, a atuação dos Tribunais de Contas no seu papel de controle externo junto aos órgãos ambientais e acompanhamento das políticas ambientais,” disse a representante do projeto Mapbiomas, Magaly Gonzales.
Além deste acordo, também foi firmada a cooperação técnica entre a Atricon e os Tribunais de Contas que compõem a Amazônia Legal.
Foto - Divulgação |
Durante os painéis de debates na manhã do primeiro dia, foram discutidas a sustentabilidade e a regularização fundiária na Amazônia.
O conselheiro do TCE-MG, Cláudio Couto Terrão, mediou a 1ª mesa de debate, que teve como palestrantes a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Luciana Gatti, e o pesquisador do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside.
Foto - Divulgação |
No segundo painel, o conselheiro-substituto do TCE-RO, Francisco Júnior, mediou a temática da “Regularização Fundiária na Amazônia”. O debate contou com a participação do procurador de Roraima, José Edival Vale Braga, e do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, Mário Moacir de Almeida.
Nenhum comentário