Prefeitura de Manaus entrega certificado de conclusão do curso de Cuidador de Idosos “Cuidadoso” - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus entrega certificado de conclusão do curso de Cuidador de Idosos “Cuidadoso”

                                                     Fotos – Marinho Ramos / Semcom
 A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta quarta-feira, 21/9, duas turmas do curso de Cuidador de Idosos “Cuidadoso”, promovido pela Fundação Doutor Thomas (FDT), em parceria com Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O encerramento aconteceu no auditório do Parque Municipal do Idoso, na rua Rio Mar, nº 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Com 320 horas de duração, o “Cuidadoso” tem caráter profissionalizante.

Nas duas turmas oferecidas, um total de 70 alunos concluiu o curso, tornando-se apto ao mercado de trabalho. Ainda este ano, o “Cuidadoso” encerra mais uma turma, totalizando três turmas em 2022. Desde 2009, o curso realizado pela Fundação Doutor Thomas, que é referência na efetivação das políticas públicas para a pessoa idosa em Manaus, já formou mais de 4 mil alunos.

Segundo uma pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados (Caged), do Ministério do Trabalho, em dez anos, o número de cuidadores de idosos no Brasil saltou de 5.263 para 34.051, um aumento de 547%. A pandemia da Covid-19 teve grande influência nesse crescimento, tendo em vista que os idosos ficaram ainda mais vulneráveis e expostos ao vírus, tornando-se assim mais dependentes funcionais de cuidados.

Elmo Souza dos Santos, 53, recebeu o certificado nesta manhã e conta que o curso oferece uma nova oportunidade profissional. “Eu trabalhava com telecomunicações, mas por ser uma área de alto risco, decidi parar. Hoje, ao concluir o curso de Cuidador de Idosos, vejo um novo horizonte, por saber que é a profissão que mais cresce no Brasil, e por se tratar de um curso tão respeitado como esse, me sinto animado e motivado para recomeçar”, afirmou Elmo.

A diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho, destacou que o “Cuidadoso” é mais uma forma de levar qualidade de vida e colocar em prática as políticas públicas do prefeito David Almeida voltadas à população idosa de Manaus. “Entregar aos 70 alunos o certificado de conclusão do curso de Cuidador de Idosos “Cuidadoso”  é mais uma das ações da FDT,  que tem a missão de promover qualidade de vida às pessoas idosas da nossa capital”, salientou.

“É muito importante termos profissionais capacitados para lidar com a pessoa idosa, muitas das quais já com limitações físicas. Temos como prioridade oferecer uma equipe de docentes qualificada, empenhada em repassar os conhecimentos de excelência para esses alunos, afinal, eles vão trabalhar com um público que precisa de toda a atenção e carinho. A população idosa merece pessoas capacitadas, como os cuidadores de idosos. E é essa a formação que a prefeitura oferece gratuitamente para a sociedade”, destaca a diretora do Departamento de Capacitação da Espi, Jeânia Bezerra.



Nenhum comentário