Prefeitura de Manaus realiza ações de conscientização e respeito no trânsito - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus realiza ações de conscientização e respeito no trânsito


Fotos – Divulgação / IMMU
 Com o objetivo de humanizar o trânsito e incentivar o respeito mútuo entre todos que compartilham as vias de circulação, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou duas ações de conscientização e respeito à legislação do trânsito na manhã desta terça-feira, 20/9. A primeira atividade aconteceu no shopping Phellippe Daou, zona Norte, e a outra no Fórum Henoch Reis, zona Centro-Sul. As demandas foram realizadas por educadores do IMMU, como parte da agenda da Semana Nacional de Trânsito.

No shopping Phelippe Daou, os educadores apresentaram o projeto “Humaniza Trânsito”, que tem o objetivo de passar informações sobre trânsito seguro, convidando a sociedade em geral a rever conceitos, quebrar paradigmas e propor mudanças de comportamento e atitudes para um trânsito mais humano.

“O Humaniza Trânsito é um projeto da Prefeitura de Manaus diferente dos demais. As ações são direcionadas para a sociedade em geral como empresas, repartições públicas, e é um trabalho de panfletagem e orientação corpo a corpo”, ressaltou a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito do IMMU, Hanara Souza.

Os educadores apresentaram os jogos pedagógicos que são utilizados durante as abordagens dos pedestres, além de mostrarem a forma segura da travessia de pedestres e cartilhas de comportamento nas vias da cidade.

Outra ação realizada pela Prefeitura de Manaus aconteceu na Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa), no Fórum Henoch Reis. A atividade faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o município e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vemepa. E como parte dessas medidas de ressocialização, educadores de trânsito passam as orientações sobre legislação de trânsito e a responsabilidade de cada motorista nas vias e informações sobre trânsito seguro.

“Muitos acidentes acontecem por imprudência dos motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. Precisamos quebrar a cultura de que beber e dirigir é normal, cometer crimes no trânsito não dá cadeia. O condutor precisa entender que todos somos parte no trânsito e qualquer medida negativa afeta a sociedade”, salientou o agente e educador de trânsito do IMMU, Wenrrison Freitas.

Agenda da Semana Nacional de Trânsito

Nesta quarta-feira, 21/9, às 19h, a prefeitura vai realizar, via Fundação Manaus Esporte, a Faixa Liberada do Ciclista, com um passeio ciclístico com saída do Velódromo de Manaus, localizado no conjunto Aruanã, zona Oeste, em direção à Ponta Negra. O evento vai acontecer com vários parceiros, como os grupos de ciclistas e pessoas que usam o modal como atividade física e como meio de trabalho.


Nenhum comentário