Prefeitura de Manaus realiza evento em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ para servidores da Semed
Foto: reprodução |
Em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 1º/9, uma ação com servidores da rede municipal de educação sobre o assunto. O evento aconteceu no hall da Semed, na avenida Maceió, zona Centro-Sul, e contou com apresentação musical, declamação de poesia e uma conversa sobre a saúde do servidor.
Este ano o tema da campanha na Semed é “Valorização da vida, uma lição de amor”, e tem o objetivo de potencializar a escola como espaço de prevenção e identificação de situações de violação de direitos humanos da criança e do adolescente nos últimos anos, intensificando as ações de prevenção a todas as violências. O tema será trabalhado nas escolas e setores administrativos da rede.
O prédio da Semed será iluminado durante todo este mês por luzes amarelas. A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, conversou com os servidores e assegurou que todos podem contar com o apoio e acolhimento da Prefeitura de Manaus
“Este mês estamos trazendo um momento de reflexão sobre a importância deste assunto, a importância da escuta, do acolhimento e, principalmente, também, ter coragem de falar. A gestão do prefeito David Almeida se preocupa com a vida do servidor e dos nossos alunos e durante todo este mês realizaremos ações nas escolas com psicólogos, que falarão sobre o tema”, alertou a secretária.
O evento foi coordenado pelas gerências de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) e a de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, como forma de incentivo e fortalecimento da campanha.
“O ‘Setembro Amarelo’ é justamente para aproximar e trazer o servidor, para que ele valorize a vida e também saiba acolher aquele que estiver passando por uma crise de ansiedade. O servidor precisa saber que existe uma rede de apoio dentro da secretaria, que está pronto para apoiá-lo em momentos de crise”, comentou o gerente da GACPE, Mário Jorge Lima.
A gerente da GDS, Wânia Braga, falou da equipe que está pronta para atender os profissionais da educação que precisarem de uma ajuda em momentos de dificuldade.
“A Semed possui uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogos, enfermeira e também com profissionais de educação física, que trabalham a ginástica laboral. A ginástica laboral é uma ferramenta que encontramos para incluir a atividade física na vida dos servidores. Muitos passam o dia trabalhando e não têm um tempo para cuidar dessa parte tão importante. Além disso, temos também psicólogos que estão fazendo um trabalho de acolhimento com os servidores e quando é detectado a necessidade de um atendimento mais específico, encaminhamos a um psiquiatra”, disse Wânia.
Nenhum comentário