Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial para recuperar área afetada por erosão no bairro Coroado - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial para recuperar área afetada por erosão no bairro Coroado

Fotos – Márcio Melo / Seminf

A Prefeitura de Manaus trabalha em ritmo acelerado, nesta terça-feira, 20/9, em uma obra emergencial no beco das Andorinhas, localizado no bairro Coroado 2, na zona Leste da capital, onde uma erosão com aproximadamente 25 metros de profundidade está sendo contida para evitar o desabamento de casas no local.

Inicialmente, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fazem a contenção do talude (terreno inclinado) e, em seguida, implantarão uma rede de drenagem profunda. No local, também serão construídas caixas coletoras de água.

A fiscal da obra, engenheira Márcia Pantoja, relata que por conta das fortes chuvas houve desbarrancamento na área, ocasionando alagações em várias residências. Para conter a força das águas, a engenharia destaca que a solução é a construção de uma nova escada hidráulica, que solucionará de vez o risco de erosão no local.

“É uma obra grande, realizada com cautela, e de forma manual, sem maquinários, por conta do risco de erosão no local. Aqui, iremos fazer a implantação de uma nova escada hidráulica, porque a antiga era muito íngreme (extremamente inclinada), e há anos não recebia nenhum tipo de manutenção, portanto já não exercia mais a função de conter as águas das chuvas. Em dias de fortes chuvas, descia aqui uma grande enxurrada de água, alagando as casas e provocando erosões e fissuras. Com a nova escada e toda a obra que faremos no local, as famílias vão voltar em segurança”, afirmou a fiscal.

A solicitação da obra foi feita pelo morador José Nunes da Silva Belém, que conta sobre a situação de perigo que ele e outros moradores passavam em dias de fortes chuvas.

“Quando começava a chover, todos já entravam em desespero, porque a água descia tão forte que atingia as casas e, cada vez mais, o barranco desmoronava. Eu fiz um pedido à prefeitura no dia 9 deste mês de setembro, as equipes vieram aqui, conversaram com a gente e já estão fazendo a obra. Isso nos traz de volta a confiança no poder público e eu só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida por ter olhado pela nossa comunidade”, disse Belém.

A equipe da Seminf atua no local com dez homens, que trabalham diuturnamente para entregar a obra o mais rápido possível, seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em no máximo duas semanas.

Nenhum comentário