Prefeitura de Manaus realiza poda e corte de árvores na sede da Suframa - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus realiza poda e corte de árvores na sede da Suframa

 

                                                                      Foto: D' Castro

O trabalho de poda de árvore continua sendo realizado nos bairros da cidade pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Um dos pontos executados nesta quinta-feira, 15/9, foi na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizado na avenida Ministro João Gonçalves de Souza, no Distrito Industrial, zona Sul. Qualquer poda ou corte de árvore deve ser solicitada junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

As árvores apresentavam um acelerado processo de apodrecimento na base, sendo um grande fator de risco indicativo de tombamento. “A orientação do prefeito David Almeida e do secretário Altervi Moreira é resguardar a segurança do local, sendo a remoção da árvore inevitável, antes que ela cause algum incidente mais grave”, afirma o subsecretário municipal de Operações da Semulsp, José Rebouças.

Reaproveitamento

Todo resto de tronco de árvores da Suframa foi encaminhado para a fábrica de tijolos e será devolvido para utilização nas restaurações de praças e parques de Manaus. E os galhos das árvores foram triturados, levados para o aterro sanitário e transformados em adubo, também para serem utilizados no paisagismo da cidade.

O morador que deseja realizar o corte ou a poda de uma ou mais árvores em sua propriedade, deve solicitar a respectiva autorização à Semmas, por meio do Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears), responsável pela emissão de autorizações de corte e poda de árvores urbanas. Para a formalização das solicitações, foi colocado à disposição o endereço eletrônico semmas.protocolo@gmail.com e para informações sobre o andamento de processos há o telefone (92) 3236-7330 e 98842-2294 (WhatsApp).

O que é poda?

Consiste em cortar galhos de forma técnica e ordenada. Quando os galhos apresentam perigo de queda ou proximidade com edificações.

O que é corte?

É a supressão total do vegetal. Os serviços solicitados em áreas urbanas públicas podem ser feitos por qualquer morador e a execução é de responsabilidade da prefeitura. Após autorização da Semmas, o serviço é realizado pela Semulsp.

As espécies que se encontram em terrenos privados devem ter o corte e a poda requisitadas somente pelo proprietário e o serviço deve ser feito sob responsabilidade do dono do imóvel, contratando empresa especializada.

De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e Art. 39: é crime cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente: Pena – detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Nenhum comentário