Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de resíduos sólidos despejados nas águas nos últimos 30 dias

Fotos – D’Castro e Bruno Leão / Semulsp e Antônio Pereira / Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 11/9, o transbordo de resíduos retirados de rios e igarapés da cidade, nos últimos 30 dias, com estimativa de 400 toneladas de lixo. O material recolhido da orla, pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM–010 (Manaus – Itacoatiara).


O diretor de operações da Semulsp, Laurimar Costa, destacou que diariamente a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda a orla da capital. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma indevida, nos rios e igarapés.

 

“A gente trabalha todos os dias nos igarapés e na orla do rio Negro, levando o lixo para dentro das balsas e quando chega no final do mês, nós fazemos o transbordo. Depois removemos das balsas para as caçambas, que transportam para o nosso Aterro Sanitário. Hoje, são aproximadamente 400 toneladas que retiramos das balsas”, destacou Laurimar.

 

O diretor ainda pede ajuda da população para que todos tenhamos uma cidade mais limpa. “A gente pede que a população nos ajude, que não jogue lixo nos rios e nem nos igarapés. Quem mora perto de igarapé, guarde seu lixo e descarte em local adequado. Hoje temos coletor 24 horas por dia, de segunda a sábado, para recolher o material”, reforçou.

 

Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao Aterro Sanitário, para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade, adotado pela Prefeitura de Manaus, retira, em média, 35 toneladas de resíduos por dia. Grande parte desse lixo é composto de garrafas PET, descartáveis e objetos domésticos que poderiam ser reciclados.

 

Ação

 

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização do serviço. Áreas como da Manaus Moderna, da Panair, dos igarapés do Franco e Quarenta, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, recebem ações da prefeitura.

Nenhum comentário