Últimas do Mix

Flamengo x Corinthians no Maracanã é tratado como “jogo de alto risco” por autoridades

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Nesta quarta-feira (19), Flamengo e Corinthians se enfrentam às 21h45 (horário de Brasília), em partida válida pelo segundo duelo da final da Copa do Brasil. Diante de um Maracanã lotado, o embate gera muita expectativa para os torcedores, e, ao mesmo tempo, traz bastante preocupação para os órgãos envolvidos na operação e no planejamento de segurança do evento, considerando a grande decisão como um “jogo de alto risco”.

O Ministério Público e a Polícia Militar do Rio de Janeiro classificaram a final como “Bandeira Vermelha”, a mais alta na classificação de risco. Com isso, os órgãos responsáveis já armaram um esquema especial para tentar evitar qualquer tipo de tumulto e confusão nos arredores do Maracanã.

Para conseguir ter um controle sobre a quantidade de pessoas, todos os torcedores precisam realizar a troca dos ingressos e apresentá-los nas barreiras para conseguir chegar aos acessos do Maracanã. Além disso, a CET-RIO criou um plano especial de trânsito para a partida e, com isso, as vias do entorno do estádio serão fechadas a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Essa operação do trânsito, inclusive, contará com 70 pessoas, oito veículos operacionais e 14 motocicletas, além da utilização de dez painéis de mensagens variáveis informando sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Vale destacar que a recomendação inicial da Prefeitura é, de quem puder, evitar passar pela região durante as interdições e procurar utilizar as rotas alternativas.

Com todos os ingressos vendidos, Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil. Como no primeiro embate entre as equipes acabou empatado em 0 a 0 na Neo Química Arena, ninguém chega com vantagem. Uma nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis. Já uma vitória simples do Mengo garante o tetracampeonato do torneio.

VEJA ESQUEMA:

INTERDITAÇÕES:

Vias que serão interditadas das 17h30 de quarta-feira (19) à 1h30 de quinta-feira (20):

-Rua Prof. Eurico Rabelo;
-Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
-Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Conselheiro Olegário;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã;
-Av. Maracanã, em ambos os sentidos,  entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste).
-Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Maracanã;
-Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã.
-Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste);
-Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 70  pessoas, entre agentes da Guarda Municipal, CET-Rio e contratados, oito veículos operacionais e 14 motocicletas. Também serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Das 8h de quarta-feira (19) à 1h30 de quinta-feira (20) será proibido o estacionamento de veículos na Avenida Paula Sousa, pista do lado esquerdo, junto às edificações de numeração par, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.

ROTAS ALTERNATIVAS:

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

-Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
-Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
-Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
-Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

-Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

MORADORES DO ENTORNO:

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e pela Rua Professor Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

RECOMENDAÇÕES:

-É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.

*Coluna do Fla

Nenhum comentário