Manaus terá 83 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Manaus terá 83 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Foto– Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus irá disponibilizar 83 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana, de segunda a sexta-feira, 31/10 a 4/11, distribuídos em todas as zonas da cidade. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta desde a primeira dose até a quinta dose, conforme os públicos e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, pede que a população mantenha atualizado o esquema vacinal contra a doença, uma das medidas mais eficazes no combate à pandemia. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos será concentrada em dez unidades de saúde, e para crianças de 5 a 11 anos, em 42 pontos.

“A Semsa deu início à imunização contra a doença em janeiro de 2021, e isso leva muitas pessoas a acreditarem que não precisam mais tomar nenhuma dose. Porém, conforme o avanço de estudos científicos, foi identificada a necessidade de aplicar doses de reforço para fortalecer a proteção contra o vírus. Por esse motivo, peço que nossa população busque as unidades, atualize sua vacina e se mantenha forte contra o coronavírus”, conta, acrescentando que é preciso levar documento de identidade com foto e cartão de vacina.

Shádia informa que na quarta-feira, 2/11, feriado de Finados, a vacinação será suspensa e retomada normalmente na quinta-feira, 3/11. A maioria dos pontos funcionam até as 17h, mas a Semsa disponibiliza dez endereços com funcionamento até às 20h, para facilitar o acesso dos cidadãos à vacina.

A lista completa com endereços, horários e vacinas disponíveis pode ser acessada no site da Semsa: semsa.manaus.am.gov.br, ou diretamente no link: bit.ly/localvacinacovid19. Por meio das redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanaus), o público pode ter acesso a todos os detalhes e novidades da campanha, além de tirar dúvidas.

Intervalos

A primeira e segunda doses da vacina contra a Covid-19 devem ser tomadas por crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. O intervalo entre as doses depende do imunizante recebido e será indicado pela equipe de vacinadores no cartão de vacina.

Já a terceira dose está liberada para todas as pessoas com 12 anos de idade ou mais. Adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão devem respeitar o intervalo de 2 meses ou mais, e adultos imunossuprimidos, 28 dias ou mais. O público em geral a partir de 12 anos de idade deve aguardar quatro meses ou mais, e idosos a partir de 60 anos, três meses ou mais.

A quarta dose pode ser tomada pelo público em geral a partir de 18 anos de idade, com intervalo de quatro meses entre as doses. Adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também podem recebê-la no mesmo intervalo, desde que comprovem sua condição de saúde.

A quinta dose é ofertada apenas aos adultos, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão, e o intervalo também é de quatro meses desde o recebimento da quarta dose.

Nenhum comentário