Prefeitura de Manaus inicia série de capacitações para aprimorar trabalho de vacinadores nas UBSs - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus inicia série de capacitações para aprimorar trabalho de vacinadores nas UBSs

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa
A Prefeitura de Manaus deu início a uma série de capacitações com o objetivo de atualizar os vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a respeito da rede de frio e do calendário básico de imunização. As atividades serão executadas pela Escola de Saúde Pública (Esap), em três dias de imersão para cada Distrito de Saúde (Disa) da cidade, nos turnos matutino e vespertino.

Nesta terça-feira, 18/10, a capacitação foi iniciada para os vacinadores do Disa Sul, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e deve seguir até quinta-feira, 20. A gerente de Imunizações da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, informou que a iniciativa objetiva aprimorar o processo de trabalho dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“O calendário vacinal é muito dinâmico, então a gente precisa estar sempre capacitando e atualizando os nossos vacinadores, para que eles possam atender os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da melhor forma possível e não cometer nenhum erro”, disse.

A enfermeira contou que 18 vacinas integram o calendário básico, e elas possuem esquemas vacinais e quantidade de doses variados, como por exemplo o imunizante contra a poliomielite, Pentavalente, hepatite B, antitetânica e meningocócica.

Já a rede de frio, segundo Isabel, diz respeito à cadeia que a vacina precisa passar para conservar toda a qualidade e potência dos agentes imunizantes contra as doenças. “Os vacinadores serão atualizados sobre a montagem de caixas térmicas para armazenamento dos imunobiológicos, saber qual é a temperatura adequada, como organizar os imunizantes dentro da caixa, entre outros pontos”, explicou.

Os profissionais do Disa Norte devem receber a capacitação na última semana deste mês de outubro, e os Disas Leste, Oeste e Rural serão beneficiados durante o mês de novembro.

Nenhum comentário