Últimas do Mix

Conselheiro do TCE-AM palestra sobre mudanças climáticas em COP27, no Egito

Foto: Divulgação

Notório em causas ambientais, o conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, palestrou esta semana na COP27, convenção da Organização das Nações Unidas que discute mudanças climáticas. O evento está sendo realizado no Egito, e tem a participação de líderes do mundo todo.

Na palestra, o conselheiro falou sobre o controle ambiental na Amazônia, em um dia voltado à temática da água. Com a apresentação de cartilhas e estudos referentes à influência das mudanças ambientais na mortalidade dos peixes, o conselheiro pôde mostrar, também, resultados de auditorias ambientais sobre o manejo de resíduos sólidos, unidades de conservação, licenciamento e crédito de carbono.

O conselheiro participou de um painel composto pelos Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; defensor-público do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva; a gerente do Programa de Soluções Inovadoras da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Gabriela Sampaio, e do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

No estudo apresentado foi utilizado relato de pescadores residentes nas áreas, em conjunto com dados hidrológicos e imagens de satélite, para identificar possíveis causas dos eventos de mortandade de peixes. Esses fatores influenciam diretamente na manutenção da qualidade da água e da biota desses sistemas.

Atuante na causa ambiental no Amazonas, sobretudo em ações realizadas na Corte de Contas, o conselheiro Júlio Pinheiro também é presidente do Comitê Técnico do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB). Ele participará, ainda, das discussões que seguem nos próximos dias de evento.

A COP27 acontece até o próximo dia 18 de novembro. Com participação mundial, o evento está sendo realizado na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito, e busca firmar pactos e estabelecer objetivos para conter as mudanças climáticas.

Nenhum comentário