Ex-vice governador do Amazonas é alvo de operação da PF em Manaus
![]() |
Foto: Reprodução |
Batizada de “Amor Fantasma”, a operação alcança o ex-vice-governador do Amazonas Henrique Oliveira (Podemos) e a ex-mulher dele Adriana Mendonça (Pros), que foi candidata a deputada federal na eleição deste ano. Conforme as investigações, Adriana recebeu aproximadamente R$ 1,5 milhão do fundo eleitoral e destinou a empresas que também são alvos da operação..
Em setembro deste ano, candidatos do Pros a deputado estadual e federal pediram uma investigação sobre a transferência de R$ 3 milhões do fundo eleitoral do partido para a campanha de Adriana Mendonça, que teve a candidatura indeferida pelo TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).
Os candidatos consideraram a transação suspeita porque Adriana, que é ex-mulher do candidato a governador Henrique Oliveira, foi incluída em uma ata do Pros elaborada pelo presidente do Pros, Edward Malta, no dia 11 de agosto, ou seja, fora do prazo previsto na legislação eleitoral. Malta foi o vice de Henrique na coligação “Amazonas Pode Mais”, formada pelo Podemos e Pros.
O nome de Adriana não constava na ata da convenção do partido realizada no dia 4 de agosto, sob presidência de Malta, e nem na segunda convenção promovida no dia seguinte por Osvaldo Cardoso Neto. Mesmo assim, ela foi apresentada pelo partido como candidata a deputada federal – registo posteriormente indeferido – e recebeu o recurso milionário para a campanha.
De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na capital do estado. Os agentes apreenderam celulares dos envolvidos, computadores e documentos, com objetivo de identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade.
Nenhum comentário