Prefeitura de Manaus intensifica ações da saúde do homem na zona Leste neste sábado, 5/11 - Mix de Notícias

Últimas do Mix

Prefeitura de Manaus intensifica ações da saúde do homem na zona Leste neste sábado, 5/11

Fotos – Divulgação / Semsa
A zona Leste de Manaus receberá, neste sábado, 5/11, uma ação da Prefeitura de Manaus com o intuito de intensificar a oferta de serviços e atividades educativas voltadas à promoção da saúde do homem. A ação será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na Unidade de Saúde da Família (USF) Alfredo Campos, na avenida  Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi, no horário de 8h às 12h.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destaca que a atividade está integrando a programação da campanha “Novembro Azul”, que busca estimular os homens a buscarem as unidades de saúde regularmente, para consultas e exames de prevenção de diversas doenças, como o câncer de próstata.

“A secretaria está fazendo sua parte nesse movimento nacional para reforçar a importância dos cuidados preventivos à saúde do público masculino, que infelizmente não tem o hábito de buscar as unidades de saúde, não tanto como as mulheres. Estaremos intensificando as ações e facilitando o acesso dos usuários a diversos serviços, mas lembrando que eles continuam sendo ofertados durante o ano inteiro”, conta Djalma.

Na USF Alfredo Campos, neste sábado, será intensificada a oferta de consultas com clínico geral, consultas de enfermagem, atualização da carteira vacinal, avaliação bucal, avaliação antropométrica e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. Não é necessário agendamento, e os usuários precisam apresentar RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local, os profissionais de saúde também realizarão palestras sobre tabagismo, câncer bucal, alimentação saudável, orientação e fatores de risco de doenças para o sexo masculino, entre outros assuntos.

Programação

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, informa que durante a semana, os serviços serão intensificados na rotina das UBSs, e aos sábados, cada Distrito de Saúde (Disa) da cidade receberá um “Dia D” da campanha Novembro Azul.

No dia 12/11, será na USF Major PM Sávio Belota, na rua Samambaia, nº 786, bairro Santa Etelvina, zona Norte; no dia 19/11, será na USF Leonor de Freitas, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa I, zona Oeste; no dia 26/11, na USF Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Na zona rural, a intensificação será concentrada em três unidades de saúde durante a semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também estarão focadas na campanha, além dos serviços de rotina, durante seus itinerários.

Nenhum comentário