Prefeitura de Manaus intensifica limpeza e desobstrução de caixas coletoras para evitar inundações na cidade
Foto: divulgação |
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou o serviço de limpeza e desobstrução de caixas coletoras e manilhas da zona Centro-Sul. A ação, nesta quarta-feira, 30/11, se dá para garantir a vazão das águas pluviais, que escorrem pelas sarjetas das ruas e avenidas do conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.
O serviço de limpeza e desobstrução de bueiros, como são popularmente conhecidas as caixas coletoras, é fundamental para o perfeito funcionamento das redes de drenagens profundas, que necessitam estar livres de lixo para o escoamento correto das águas pluviais. Esse tem sido um dos grandes desafios que a Prefeitura de Manaus tem enfrentado diariamente.
Na rua Jauari, as equipes da Seminf encontraram grande volume de sacos plásticos, garrafas PETs e embalagens obstruindo os tubos. Por se tratar de uma área predominantemente comercial, com maior fluxo de pessoas, o descarte irregular de lixo é intenso, prejudicando diretamente as tubulações.
De acordo com o chefe da divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Edinaldo Ramos, o descarte irregular de lixo nas ruas é o maior causador dos alagamentos e inundações provocadas pelas obstruções das tubulações e desanelamentos das manilhas. Diariamente, toneladas de lixo são retiradas de caixas coletoras pelas equipes dos distritos de obras da Seminf.
“O entupimento da caixa coletora provoca grandes transtornos à população. O acúmulo de lixo gera obstrução, amontoando lixo dentro das manilhas, fechando as entradas das galerias, provocando, assim, o rompimento e o desanelamento dos tubos. Consequentemente, as inundações acontecem e o prejuízo é de todos”, explicou o engenheiro.
A ação preventiva tem o intuito de deixar os bueiros limpos, para que, no período das chuvas que se aproxima, os problemas de acúmulo de água não se agravem. A Prefeitura de Manaus mantém equipes de limpeza em todas as zonas da cidade, por determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, que orientam a população quanto a responsabilidade de cada cidadão em manter a cidade limpa e conservada.
Nenhum comentário